A 22 de Dezembro de 1984, na 14ª e penúltima jornada da 1ª volta do Campeonato Nacional, referente à época de 1984/85, em vésperas de Natal, o Sporting recebeu, em Alvalade, o Benfica, tendo vencido por 1-0, com o golo solitário dos "leões" a ser apontado por Manuel Fernandes, logo aos 3 minutos de jogo.
Neste derby, o Sporting alinhou no sistema táctico de 5x3x2, tão do agrado do técnico galês, John Toshack, com um líbero (Virgílio) e 2 defesas laterais (Carlos Xavier e Mário Jorge) bastante ofensivos, fazendo com que o sistema táctico se transformasse num 3x5x2 quando a equipa atacava, com Carlos Xavier e Mário Jorge bastante adiantados no terreno, funcionando quase como extremos.
Eis o "onze" que iniciou a partida frente ao Benfica: Katzirz; Carlos Xavier, Oceano, Virgílio, Venâncio e Mário Jorge; Litos, Oliveira e Sousa; Manuel Fernandes e Jordão.
Antes do derby entre os eternos rivais, o Sporting encontrava-se em 2º lugar no campeonato, com 21 pontos, mais 2 que o Benfica, na altura comandado pelo, polémico e irascível, técnico húngaro Pal Csernai. Com esta vitória, os "leões" alargavam para 4 pontos a sua vantagem sobre as "águias".
A caricatura, acima apresentada, da autoria de Francisco Zambujal, foi publicada numa edição do jornal A Bola, na véspera do derby. Nela são retratados os presidentes dos 2 clubes lisboetas, João Rocha do Sporting e Fernando Martins do Benfica, trocando presentes entre si e desejando mutuamente um Feliz Natal.
Por esta altura, já o F.C. Porto era líder do campeonato e iria, aliás, manter essa liderança até final, não dando quaisquer hipóteses, quer ao Sporting, quer ao Benfica, os quais ficariam classificados, respectivamente, em 2º e 3º lugar.
Apesar de, no confronto directo com o F.C. Porto, o Sporting não ter saído derrotado (2 empates a zero, quer nas Antas, quer em Alvalade) e de ter sofrido somente duas derrotas, ao longo do campeonato, em Penafiel (2-0) e na Luz (3-1), ainda assim, a equipa leonina terminaria o campeonato com menos 8 pontos que os "dragões", mas com mais 4 pontos que o Benfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário