quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sporting 1963-64

Fez em Maio deste ano 45 anos, que o Sporting viveu a maior jornada europeia da sua já longa e rica história futebolística. Essa jornada gloriosa, ocorrida a 15 de Maio de 1964, culminou com a brilhante, mas sofrida, conquista da Taça das Taças, com vitória dos "leões", diante da equipa húngara do MTK de Budapeste, por 1-0, na finalíssima disputada em Antuérpia.
Dois dias antes, a 13 de Maio, em Bruxelas, no Estádio do Heysel (que iria ficar tristemente célebre, 21 anos mais tarde), havia-se realizado o jogo da final, o qual terminou empatado 3-3, após prolongamento, tendo, assim, de recorrer-se a um 2º jogo, para apurar o vencedor do troféu.
Na finalíssima, Morais tornou-se no grande herói dos "leões", ao apontar o golo solitário da partida, através da marcação de um canto directo, estavam decorridos 20 minutos da 1ª parte.
Vítor Santos, o grande jornalista e mítico chefe de redacção do jornal "A Bola", enviado especial a Antuérpia, titulou, de forma brilhante, na capa de "A Bola": "Aí está a Taça das Taças com «sangue, suor e lágrimas» de onze bravos portugueses".
A equipa acima apresentada foi a que jogou a célebre finalíssima de Antuérpia, a 15 de Maio de 1964. Eis os onze bravos "leões":
Em cima (da esquerda para a direita): Carvalho; Fernando Mendes (cap.), Alexandre Baptista, Pedro Gomes, Pérides e José Carlos.
Em baixo (mesma ordem): Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo, Geo e Morais.

Sem comentários: