De todos os futebolistas que representaram o Sporting até hoje, destaca-se um jogador que constitui um caso único e fora do vulgar na história do clube, no que diz respeito à presença de um objecto no seu equipamento, o qual passou a constituir uma espécie de amuleto para esse jogador.
Estamos a falar de Manuel Soares Marques, carinhosamente e popularmente apelidado de "Manecas", o qual ficou na História do Sporting, não apenas por se tratar de um grande defesa esquerdo das décadas de 30 e 40, mas também pelo facto de usar, sempre em campo, um lenço branco pendurado nos calções.
Esta tradição de jogar futebol com um lenço pendurado nos calções surgiu a pedido da mãe de "Manecas", devido ao facto daquela recear que o seu filho se pudesse magoar ou ferir durante o jogo e, assim, com um lenço, seria mais fácil estancar o sangue! E, na verdade, houve uma ocasião em que Manuel Marques teve mesmo de fazer uso do seu precioso lenço para ligar a cabeça, quando, numa disputa de bola pelo ar, chocou com o seu colega de equipa Azevedo, o grande guarda-redes dos "leões".
Manuel Marques fez mais de 500 jogos pelo Sporting nos seus diferentes escalões, tendo ingressado, no clube de Alvalade, com 15 anos, em 1932, aí permanecendo durante 18 épocas, até 1950. Ao serviço dos "leões", "Manecas" conquistou inúmeros troféus, nomeadamente, 5 Campeonatos Nacionais e 3 Taças de Portugal. Em representação da Selecção Nacional, alcançou, ainda, 4 internacionalizações A.
1 comentário:
Amigo Alexandre,
és bem-vindo, com a tua chegada a equipa volta a estar completa, excelente balneário o nosso. Vamos voltar arrasar no regresso ao Armazém!!!
Enviar um comentário