sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Taça "O Século"

De entre os muitos e variados troféus que embelezam e enriquecem o belíssimo e grandioso Museu do Sporting, avultam duas imponentes e monumentais taças, provavelmente as maiores que figuram no museu leonino. Estamos a referir-nos à Taça "O Século", troféu instituído, em meados da década de 40, pelo famoso jornal que lhe deu o nome.
Este troféu era atribuído à equipa que conquistasse 3 campeonatos nacionais consecutivos (ou 5 alternados), feito que o Sporting alcançou por duas vezes, ao vencer o primeiro "tri" consecutivo nas épocas de 1946/47, 1947/48 e 1948/49 e o segundo "tri" (também "tetra") nas épocas de 1950/51, 1951/52 e 1952/53 (e ainda1953/54).
Segunda uma versão da época, esta dupla conquista da Taça "O Século", por parte do Sporting, terá conduzido a que aquele jornal diário não tivesse dado continuidade à iniciativa por si criada, devido ao facto do director do "Século", Carlos Alberto Pereira Rosa, ser adepto do Benfica e não suportar a ideia de ter de, eventualmente, voltar a entregar o troféu ao rival lisboeta!
Esta é uma das versões que "correram" na altura, a qual, porém, nunca foi confirmada ou confessada pela família Pereira Rosa, proprietária do jornal "O Século". Mas, de facto, suspeita-se que o motivo da interrupção desta iniciativa terá sido aquela que atrás se descreveu, pois, de contrário, não teria feito sentido extinguir tão prestigiado e grandioso troféu.
Assim, o Sporting pode orgulhar-se de ser a única equipa portuguesa a ostentar tão importante troféu, o qual, devido à sua envergadura e peso, tinha de ser transportado por, pelo menos, duas pessoas.
Na foto apresentada em cima, podemos observar toda a beleza, monumentalidade e imponência da Taça "O Século".

Sem comentários: