sábado, 22 de agosto de 2009

Manuel Marques - "O massagista das mãos de ouro"

Manuel Marques foi um dos profissionais mais dedicados, exemplares e competentes que passaram pelo Sporting, tendo desempenhado a função de enfermeiro-massagista no seu clube do coração, a partir da década de 40 até meados dos anos 80 do século passado.
Com efeito, ao longo de mais de 40 anos, Manuel Marques serviu com elevada dedicação, devoção e paixão o seu clube de sempre e a Selecção Nacional, prestando um serviço excepcional e inestimável ao desporto e, em particular, ao futebol português.
Manuel Marques ficou para sempre conhecido como "o massagista das mãos de ouro". Na verdade, dada a sua elevada vocação, competência e brio profissional, operou várias recuperações espectaculares, e quase "milagrosas", dos atletas lesionados que tinha a seu cargo, tratando-os e recuperando-os rapidamente para a competição.
Muito justamente, Manuel Marques foi muitas vezes considerado o 12º jogador do Sporting, tendo ficado para sempre ligado aos maiores feitos do clube leonino, não só no futebol, mas também noutras modalidades, como o Atletismo e o Hóquei em Patins, entre outras.
Na foto que apresentamos em cima, podemos observar a dedicação e o carinho com que Manuel Marques trata o mítico e eterno guarda-redes leonino Vítor Damas. Esta é, de facto, uma belíssima foto que retrata na perfeição a relação de cumplicidade entre duas das maiores glórias e lendas da História do Sporting.

1 comentário:

NUNO RAMOS disse...

Lembro-me perfeitamente dele no dia dos 7-1 ao Benfica mais concretamente quando a equipa tirou a foto com ele (foto essa exposta no Armazém). Assisti a isso tudo por cima da Juveleo no topo da bancada nova. Como ainda era muito novo não tinha noção da grandiosidade do Manuel Marques no Sporting, e desconhecia totalmente a sua história. O que chamava atenção era o facto de ele andar sempre de bata branca até nos dias de jogo, fica também essa imagem de marca por quem muito deu ao Sporting.