segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sporting - 16 / Apoel - 1 (1963/64)

Na gloriosa caminhada do Sporting rumo à brilhante conquista da Taça das Taças na época de 1963/64, destaca-se um jogo e, consequentemente, um resultado histórico que passou a constituir, desde então até hoje, o recorde da maior goleada obtida por uma equipa num jogo a contar para as competições europeias de clubes.
Estamos a falar do jogo Sporting/Apoel (Chipre), realizado a 13 de Novembro de 1963, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, referente à 1ª mão da 2ª eliminatória daquela competição, no qual o Sporting venceu a equipa cipriota por 16-1.
O avançado leonino Mascarenhas viveu neste jogo uma noite inesquecível, ao apontar 6 golos, marca esta que passou também a constituir o recorde de número de golos marcados por um jogador num só jogo, a contar para as provas de clubes da UEFA. Aliás, Mascarenhas foi o melhor marcador da Taça das Taças dessa época com 11 golos marcados.
A foto apresentada em cima é referente à equipa leonina que alinhou nesse histórico jogo da goleada dos 16-1 (com 6-1 ao intervalo):
Em cima (da esquerda para a direita): Fernando Mendes, Péridis, Pedro Gomes, Mário Lino, Alfredo e Carvalho.
Em baixo (mesma ordem): Figueiredo, Ferreira Pinto, Mascarenhas, Augusto e Louro.

1 comentário:

Anónimo disse...

lembra-me perfeitamente desse jogo,tal como outro em q o Sporting pregou 5 batatas no Manchester,era 1 puto e foi das maiores alegrias desportivas que vivi!!!