segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Entrada em cena dos "Cinco Violinos" (1946-47)

O Campeonato Nacional da época de 1946/47, conquistado pelo Sporting, tem um lugar de destaque entre as inúmeras e notáveis conquistas leoninas. Com efeito, esse campeonato, o 3º ganho pelos "leões" até então, assume uma importância e curiosidade particulares, uma vez que se tratou do 1º Campeonato disputado pelos "Cinco Violinos", o qual marcou o início de um período de hegemonia, por sinal o mais rico da História do Sporting, traduzido na conquista, até à época de 1953/54, de 7 títulos nacionais em 8 possíveis.
Além deste facto, há a registar, ainda, a obtenção de uma marca extraordinária, por parte daquela fantástica equipa leonina, a qual perdura até aos dias de hoje, e que constitui o recorde de golos marcados em campeonatos nacionais, concretamente, 123 golos apontados em 26 jogos (1º campeonato com 14 equipas), o que dá a incrível média de 4,73 golos por jogo!
Nesta época, o Sporting, treinado pelo inglês Robert Kelly, terminou o campeonato com mais 6 pontos que o Benfica e mais 14 que o F.C. Porto. Peyroteo foi o goleador de serviço do Sporting, tendo marcado 43 golos, a 2ª melhor marca de sempre de um jogador do Sporting, atrás do argentino Yazalde que, em 1973/74, obteria o recorde de 46 golos.
Na época de 1946/47, a equipa mais utilizada pelo Sporting foi a seguinte: Azevedo; Álvaro Cardoso e Octávio Barrosa; Canário, Veríssimo e Manuel Marques; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.
Na foto seguinte podemos observar precisamente o "onze-tipo" do Sporting daquela época, neste caso, com a excepção da presença de Juvenal em vez do capitão Álvaro Cardoso, um dos mais titulares jogadores do Sporting da década de 40.

Em cima (da esquerda para a direita): Canário, Veríssimo, Azevedo, Octávio Barrosa, Juvenal e Manuel Marques.
Em baixo (mesma ordem): Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Albano e Travassos.
Esta foi, de facto, uma das melhores equipas de futebol de sempre do Sporting.
Os "Cinco Violinos" jogaram juntos apenas 3 temporadas (1946/47, 1947/48 e 1948/49), mas foi o tempo suficiente para deixarem uma marca extraordinária nos campos de futebol por onde passaram, tendo aquele quinteto formado a maior linha avançada de sempre do futebol português e a maior "máquina" de fazer golos da História do Sporting. Juntos disputaram apenas 56 partidas, mas marcaram um total de 215 golos, com uma média de 3,83 golos por jogo.

Sem comentários: