terça-feira, 6 de outubro de 2009

Equipa do Sporting 88/89


Esta imagem foi cedida gentilmente por João Brites do Blogue Cromo dos Cromos .

8 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Não tem nada que saber:

Venâncio, Forbs, Cascavel, Morato, João Luís e Damas;
Silas, Litos, Oceano, F. Mendes e Carlos Manuel.

Silas... que jogador. Cada vez que me lembro dos jogos com o Ajax.
Esta é a última época do Damas, não é?

Grande blog.

NUNO RAMOS disse...

Obrigado pelo elogio caro amigo, o Cantinho do Morais já está no Armazém Leonino.

ALEXANDRE disse...

Esta foi a última época do Damas ao serviço do Sporting. Aliás, o Damas nem chegou a terminar a época, pois despediu-se do Sporting e do futebol, como jogador, no dia 30 de Novembro de 1988. O seu último jogo com a camisola dos "leões" foi o Académico de Viseu-2 Sporting-2, realizado, 3 dias antes, no dia 27 de Novembro.
A equipa da foto alinhou, em 4x4x2, da seguinte maneira: Damas; João Luís, Morato (cap.), Venâncio e Fernando Mendes; Silas, Oceano, Carlos Manuel e Litos; Paulinho Cascavel e Forbs.
Este até era um "onze" bastante razoável, mas os problemas ocorridos, ao longo da época, entre o presidente e os membros da direcção, os desentendimentos e divergências, os ordenados em atraso, um treinador (Pedro Rocha) que desconhecia a realidade do futebol português e do próprio clube, as contratações falhadas, as "unhas encravadas" (barretes!) e, finalmente, a falta de suplentes à altura das necessidades, fez com que a época de 1988/89 fosse uma época falhada!

Lagarto disse...

Excelente Blog. Muitos parabens pelo sucesso em juntar estas grandes reliquias. Continua! :D

gord_illo disse...

Apesar de ter começado a ir ao futebol com 4 ou 5 anos (1984 ou 85)e de me lembrar perfeitamente de efemérides como o 7-1 (fiquei acordado para ver o jogo em diferido), do jogo com o Barcelona e de alguns jogos de 87/88, foi com esta tristeza de equipa que comecei a ir regularmente ao nosso Estádio de Alvalade, com 8 anos. Do que me lembro (porque só comecei a ficar verdadeiramente cromo a partir da época de 90/91 e do Marinho Peres), era extremamente desequilibrada e conseguia do melhor e do pior. No entanto, face àquilo que somos forçados a ver semana após semana, fico com saudades. Pelo menos - nessa alternância entre o melhor e o pior - quando jogávamos bem era realmente bem.

Estou muito preocupado mas, pior do que tudo, estou completamente desmobilizado e desmoralizado e não sinto que tenha que continuar a ver futebol de nível abaixo de rasteiro e gastar uma pipa de massa para ser considerado mais ou menos sportinguista e para que a minha opinião seja válida: tenho 29 anos de vida e de associado, entre 1989 e 2006 segui uma grande maioria de jogos em casa e fui ver muitos jogos fora, fui a Madrid, fui a Roterdão, ao Porto uma dúzia de vezes, ao Algarve e sei lá mais onde.

Com isto tudo, quero dizer, que a mínima referência e passado despoleta em mim uma afiada nostalgia. Tínhamos equipas fracas, éramos roubados à descarada pelos árbitros (nesta altura sim, era roubos de igreja a torto e a direito) e ainda assim, o estádio conseguia encher muitas vezes e o espirito que se vivia era de constante esperança. Aquilo que se delinea agora junto da Direcção e de quem comandam é um caso gravíssimo de amnesia...

quero o meu Sporting, o que luta, o que encanta, o que faz sonhar...

gord_illo disse...

...e que me perdoem os meus consócios!

Saudações leoninas e muito ânimo e coragem para a continuação deste vosso fantástico trabalho,

Hugo

paulorenato disse...

estou contigo amigo Hugo!
tambem quero de volta aquele nosso SPORTING,porque ja estou cansado de sofrer com este.Quando vivia nos Acores fui varias vezes ver o meu clube a Alvalade e ja aqui no Canada fui ver uma vez ao novo estadio,hoje nem vontade sinto de ouvir um relato..
Anda LEAO!!!
um abraco do
Paulo

João Brites disse...

O golo do Silas, aquele ao Ajax em Amesterdão, já o pus online aqui: http://www.factor-web.com/super/videos/video65.htm

O Menzo até já se "passava" com o Silas. Pouco tempo depois, penso que num Torneio Cidade de Lisboa, voltou a fazer outra chapelada ao Menzo! Acho que o holandês já tinha pesadelos com o Silas! :D

Acho que também tenho esse jogo gravado, tenho de passar os golos também para a net.

http://www.factor-web.com/super/videos/video65.htm