quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Odivelas 1 - Salgueiros 0: Taça de Portugal 1992/93



Odivelas não é uma paixão, é uma raiz e como tal vejo-me forçado mais uma vez a publicar algo da minha cidade! Este vídeo chegou-me às mãos através do amigo do site Portal Sporting Memória , aconselho vivamente que visitem este site! Quem conseguir chegar até mim o jogo Odivelas - Belenenses de 82/83, ficaria muito grato, eu estive lá e a RTP também!


Fachada da entrada principal do Campo Diogo José Gomes

O Campo Diogo José Gomes era terrível para adversários e equipas de arbitragens! Se reparem bem no vídeo, os balneários encontravam-se situados num ponto alto por trás da baliza norte, e os jogadores tinham de passar entre o público para chegarem ao terreno de jogo, era tão intimidatório que mais tarde o Odivelas viu-se forçado a fazer um túnel. Este campo situava-se junto ao Cruzeiro de Odivelas na zona velha de Odivelas, actualmente é um jardim!

8 comentários:

Bruno P. disse...

Recordo-me bem deste jogo :)
Embora não tenha assistido in-loco, recordo-me deste vídeo a passar na RTP e do Paulo Vida, o autor do golo.
Ele que ainda teve uma carreira "engraçada".

Curioso tb o facto de recordar que o treinador do Odivelas, na altura, era o Alberto Bastos Lopes, isso não me recordava :)

NUNO RAMOS disse...

O mister Alberto Bastos Lopes, sendo um grande benfiquista é uma extraordinária pessoa, disso não tenho dúvidas, inclusive o seu próprio clube tratou-o tão mal! O último campeonato de juniores ganho pelo Benfica foi com ele ao comando, julgo eu! Já privei algumas conversas com o Alberto Bastos Lopes, e quando aqui passa no meu local de trabalho coloco-lhe várias perguntas do tempo de Benfica!

Hugo Malcato disse...

Eu já privei foi com o irmão, o António Bastos Lopes que também é um tipo bastante porreiro.

Onde era este campo do Odivelas? Só cheguei a conhecer o "Arnaldo Dias".

Allez Iordanov disse...

O que aconteceu com o Bastos Lopes está a acontecer com o Iordanov.Quando é que vai haver a festa prometida?

Tesouro Verde disse...

Curioso, à poucas semanas atrás, tive a oportunidade de rever este mesmo resumo no RTP memória, numa edição antiga do Domingo Desportivo da altura.
Recordo perfeitamente este jogo, estive lá, e lembro-me que o Odivelas podia ter ganho o jogo por muitos mais golos. Foram tantas as ocasiões de golos.
Hoje parece-me um pouco impossível realizarem-se eliminatórias da Taça de Portugal em campos de terra,na altura (1992) a Taça de Portugal tinha encanto por este mesmo facto.

Caro amigo Hugo Malcato, o antigo Campo Diogo José Gomes situava-se antigamente, nas traseiras do agora edifício da Câmara Municipal de Odivelas, sendo a entrada principal do campo (foto exposta no post)na direcção do Cruzeiro ( monumento em pedra e símbolo da freguesia de Odivelas). Neste Verão passado, a referida autarquia segundo consta, gastou uma verba a voltada para construir no local do antigo campo de jogos o Celebre jardim da Musica.Curiosamente o referido jardim tem tudo menos música.

Saudações Leoninas !!
Força Odivelas !

Anónimo disse...

Realmente, tantas vezes joguei naquele campo para o ver ser transformado numa jardim afónico de 3 milhões de euros...

Croissants disse...

Joguei um ano nos infantis do Odivelas. Apesar de não pertencer à equipa principal, foi com muito gratificante ter jogado lá.
Mesmo assim, ainda ganhei um torneio.
Depois a escola falou mais alto.

Unknown disse...

EU TB me recordo bem deste jogo

não estive la pk fui ver um jogo dop SCP em alvalade tb para a taça de portugal..

mas vivi bons momentos no estadio antigo do odivelas..mts jogos vi la...claro k vivi em odivelas 30 anos

BRUNO G.M.T.