terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sporting CP 2 - Celtic FC 0: Época 1993/94 (Taça UEFA)


Jogo da segunda mão da 2ª eliminatória da Taça Uefa 1993/94. Este jogo realizou-se no dia 24 de Novembro de 1993 com o Estádio José Alvalade abarrotar pelas costuras, o Sporting levou de vencida o Celtic por 2-0, este resultado permitiu que o Sporting passasse a 3ª eliminatória. Em Glasgow 15 dias antes tínhamos perdido por 1-0 e nesse jogo também realizamos uma boa exibição.

5 comentários:

gord_illo disse...

Numa altura de verdadeiro 'divórcio' dos sócios com o clube e com a equipa de futebol, reparem bem no que era a verdadeira mobilização do Sporting!

Nesta altura - apesar de não ganharmos nada - não havia crises de militância... não havia planos de marketing nem de project finance, não havia nada disto mas o estádio (que era maior) tinha sempre muitíssima gente e as pessoas eram loucas pelo clube, ao ponto de comprar o 'merchandising' completamente bacoco mas castiço que existia na antiga Loja Verde e outros pontos de venda.

Só tenho 29 anos e corro o risco de estar a soar saudosista e nostálgico mas realmente isto sim era o clube...

Joao Dinis disse...

Tens toda a razão, caro amigo, GORD_ILLO, na altura havia uma coisa que se chama "bom futebol" lá para os lados de alvalade!
Acho que essa tem de ser a primeira obrigação do SCP, muito ANTES DE GANHAR, temos de começar a JOGAR BEM para mobilizar a massa associativa, as vitórias serão uma consequência!
Nessa época, o nosso Sporting era considerado uma das equipes que praticava melhor futebol na EUROPA! Com Bobby Robson, Alvalade era perfumado pelo bom futebol, Balakov, Figo, Capucho, Juskowiak Capucho, Cherbakov, entre outros, "captavam" milhares de adeptos tristes pelo jogo ter apenas 90 minutos!
Era um verdadeiro banquete de bola que o nosso clube proporcionava. Não era de admirar que num jogo, numa tarde solarenga de sabado, contra o estoril nessa epoca tenham estado 40 mil no antigo estádio. E essa era a MÉDIA! Impressionante para um clube que já nada ganhava há anos!
Isso tb é um dos outros factores que tem de mudar, para que o publico regresse aos estádios...Jogos aos sabados à tarde já!! Segunda-Feira, Inicio de semana e com uma euipa a jogar mal, quem vai lá? Só mesmo um infeliz que pagou um bilhete de época e tem de gramar com os péssimos espectáculos que o nosso clube e a liga em geral nos proporciona....
Seria muito bom sinal se tivesse de "engolir" estas minhas palavras daqui a uns tempos....
Realço que em Glasgow 15 dias antes realizamos a melhor exibição de um clube estrangeiro em casa do Celtic, segundo a opinião de muitos especialistas!!

Saudações....

gord_illo disse...

Caro João, Respondo-te e deixo mais uma pequena ideia. Mais abaixo, no post sobre a Juve Leo falei um bocadinho sobre a fantástica exibição do Sporting em Madrid num jogo, que apesar da derrota, me marcou pela forma como massacrámos o Real em sua própria casa.

Foi um ano depois deste jogo com o Celtic e já lá não estava o Paulo Sousa, jogámos sem Balakov, mas tínhamos Valckx e Marco Aurélio que teve o desplante de dizer "vocês viram o zamorano?" na edição da Marca do dia seguinte :)

Estes anos de 1993/1994 e 1994/1995 foram os anos em que me senti mais confiante na entrada para os jogos. Podíamos ganhar a qualquer equipa - não aconteceu, mas podiamos! - e tínhamos uma equipa que era uma máquina. Acho que a equipa do Paulo Sousa era mais espectacular, mas no ano seguinte o Figo estava a jogar futebol do outro mundo.

Talvez só com a equipa de 2001/2002 voltei a sentir alguma dessa confiança.

Hoje em dia é totalmente o oposto. Sinto que podemos levar um cabaz contra uma série de equipas e isto tudo, misturado com o péssimo futebol, o discurso miserabilista e pseudo-orçamentista afasta-me daquelas paragens de Alvalade.

Bom, fica mais um comment impregnado de nostalgia.

Saudações,
Hugo

sloct disse...

Gord_illo e João Dinis, com vossa licença faço minhas as vossas palavras.

Vi os dois jogos contra o Real e vi este contra o Celtic, e realmente nessas duas épocas não devíamos nada a ninguém na Europa em termos de qualidade. Infelizmente no que toca a conquistas, zero, ou melhor uma taça de Portugal, manifestamente pouco para o que se jogava.

Anónimo disse...

Dei a minha camisola da organização da Juve Leo ao Cadete no final desse jogo, quando ele se dirigiu à Superior Sul. Foi um jogo absolutamente épico.

Fernando G Barros