Anthony (Tony) John Sealy, nascido a 7 de Maio de 1959, foi um avançado inglês que jogou no Sporting na época de 1987/88. Apesar de ter jogado apenas durante uma temporada em Alvalade, o pequeno, mas robusto avançado, deixou boa impressão entre os sportinguistas, tendo sido, inclusivamente, um dos jogadores dos "leões" mais utilizados durante aquela época.
Com a camisola do Sporting, Sealy realizou um total de 37 jogos, tendo marcado 13 golos (9 para o campeonato), marca bastante razoável, atendendo a que foi o 2º melhor marcador dos "leões", apenas atrás de Paulinho Cascavel, o "Bola de Prata" dessa época, que apontou um total de 31 golos, dos quais 24 para o campeonato.
Sealy era um avançado de baixa estatura, mas de forte compleição atlética e bastante móvel, que se movimentava bem em toda a frente de ataque, desgastando os defesas adversários através de rápidas desmarcações e fortes arrancadas com a bola dominada. Possuia igualmente um remate fácil e forte, um bom sentido de baliza e instinto pelo golo.
Sealy chegou a Alvalade já com 28 anos recomendado pelo técnico leonino de então, o inglês Keith Burkinshaw. Estreou-se de "leão ao peito" logo na 1ª jornada do campeonato, no Estádio José Alvalade, frente ao Rio Ave, tendo marcado um dos golos com que o Sporting venceu, por 4-1, a equipa vilacondense.
Ao serviço do Sporting, Sealy conquistou a Supertaça "Cândido de Oliveira", tendo sido titular nos dois jogos, nos quais os "leões" venceram o Benfica, com 3-0 no Estádio da Luz e 1-0 no Estádio José Alvalade. Sealy voltou a participar em mais 2 derbies, estes a contar para o Campeonato Nacional. No jogo da 1ª volta, em Alvalade, o avançado inglês foi o autor do golo solitário dos "leões", tendo o derby terminado empatado (1-1). No encontro da 2ª volta, na Luz, o Benfica derrotou o Sporting por 4-1.
Ao contrário daquilo que se esperava, no final da época, algo estranhamente, Sealy não renovou com o Sporting, abandonando Alvalade depois de ter efectuado uma boa temporada.
6 comentários:
Este avançado traz-me logo à memória um jogo que ganhámos por 4-2 na Austria, frente ao Swarowski Tirol, em 87/88, na Taça das Taças.
No Sporting, pontificavam nomes como Rui Correia, João Luis, Duilio, Venacio, Cadete, Marlon, Oceano, Mario (Grande golo na época anterior nas Antas para a Taça), Silvinho (Que marcou, nessa epoca, o golo em alvalade frente ao Benfica para a Supertaça), Paulinho Cascavel e.... Tony Sealy! O treinador era Antonio Morais.
Do outro Lado, no Swarowski Tirol jogava Ivkovic (!!!) e mais 10 desconhecidos. O treinador era Ernst Happel!!! Um homem grande do futebol mundial, que deu nome anos mais tarde, após a sua morte, ao estádio do Prater de Viena, onde no ano anterior Madjer maravilhou a Europa e em 1991, Rijkard (um Ex-Leão) calou os diabos vermelhos da 2ª circular...
Faço uma correcção, Keith Burkinshaw, como é referido pelo editor do post, era o treinador, substituindo Manuel José no comando técnico do Sporting! António Morais só entrou em 1988, após uma goleada sofrida em Penafiel, pelo técnico inglês, por 4-0!
Também não fiz referencia a Ralph Meade que costumava ser o parceiro de Tony Sealy....
Gostei bastante do Tony Sealy, que chegou proveniente do Queens Park Rangers, clube que à altura era dos maiores de Inglaterra. Tive muita pena que não tivesse ficado, tendo optado salvo erro pelo Leicester.
ARO AMIGO JOÃO DINIS,NÃO GANHAMNOS NA AUSTRIA. EM ALVALADE GANHAMOS 4/0 E LÁ PERDEMOS 4/2.
Caro amigo João Dinis. Há uma correcção a fazer ao seu comentário. O Ralph Meade não jogou com o Tony Sealy. O Meade abandonou o Sporting precisamente no final da época de 1986/87, anterior à entrada do Sealy no Sporting, que ocorreu em 1987/88.
Aqui fica o esclarecimento. Um abraço e até breve.
Pois, de facto dois lapsos de memória!!! Ralph Meade fazia Dupla com Manuel Fernandes,nunca o chegou a fazer com Sealy, Caro Alexandre, como disse e fui bem corrigido!
Em relação ao resultado, de facto foi 4-2...mas ao contrário, mas não me deixou de marcar, uma vez que se tratou de uma eliminatória sofrida e bem passada, apenas caindo aos pés do Atlanta de Bergamo, onde jogava Stromberg, ao empatar 1-1 em casa, num golo inesperado fora da área, quando já pensavamos ir a prolongamento! A minha memória desse jogo contra o Atalanta, tráz-me o desportivismo da massa associativa Leonina, quando, antes de começar, esse mesmo jogo, Alvalade aplaudiu de pé, a passagem do Benfica às Meias Finais da TCE, com uma vitória na Eliminatória frente ao Anderlech! Outros tempos...
A massa Associativa do SCP, SEMPRE, a marcar a diferença!!!
Enviar um comentário