terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tony Sealy

Anthony (Tony) John Sealy, nascido a 7 de Maio de 1959, foi um avançado inglês que jogou no Sporting na época de 1987/88. Apesar de ter jogado apenas durante uma temporada em Alvalade, o pequeno, mas robusto avançado, deixou boa impressão entre os sportinguistas, tendo sido, inclusivamente, um dos jogadores dos "leões" mais utilizados durante aquela época.
Com a camisola do Sporting, Sealy realizou um total de 37 jogos, tendo marcado 13 golos (9 para o campeonato), marca bastante razoável, atendendo a que foi o 2º melhor marcador dos "leões", apenas atrás de Paulinho Cascavel, o "Bola de Prata" dessa época, que apontou um total de 31 golos, dos quais 24 para o campeonato.
Sealy era um avançado de baixa estatura, mas de forte compleição atlética e bastante móvel, que se movimentava bem em toda a frente de ataque, desgastando os defesas adversários através de rápidas desmarcações e fortes arrancadas com a bola dominada. Possuia igualmente um remate fácil e forte, um bom sentido de baliza e instinto pelo golo.
Sealy chegou a Alvalade já com 28 anos recomendado pelo técnico leonino de então, o inglês Keith Burkinshaw. Estreou-se de "leão ao peito" logo na 1ª jornada do campeonato, no Estádio José Alvalade, frente ao Rio Ave, tendo marcado um dos golos com que o Sporting venceu, por 4-1, a equipa vilacondense.
Ao serviço do Sporting, Sealy conquistou a Supertaça "Cândido de Oliveira", tendo sido titular nos dois jogos, nos quais os "leões" venceram o Benfica, com 3-0 no Estádio da Luz e 1-0 no Estádio José Alvalade. Sealy voltou a participar em mais 2 derbies, estes a contar para o Campeonato Nacional. No jogo da 1ª volta, em Alvalade, o avançado inglês foi o autor do golo solitário dos "leões", tendo o derby terminado empatado (1-1). No encontro da 2ª volta, na Luz, o Benfica derrotou o Sporting por 4-1.
Ao contrário daquilo que se esperava, no final da época, algo estranhamente, Sealy não renovou com o Sporting, abandonando Alvalade depois de ter efectuado uma boa temporada.

6 comentários:

Joao Dinis disse...

Este avançado traz-me logo à memória um jogo que ganhámos por 4-2 na Austria, frente ao Swarowski Tirol, em 87/88, na Taça das Taças.

No Sporting, pontificavam nomes como Rui Correia, João Luis, Duilio, Venacio, Cadete, Marlon, Oceano, Mario (Grande golo na época anterior nas Antas para a Taça), Silvinho (Que marcou, nessa epoca, o golo em alvalade frente ao Benfica para a Supertaça), Paulinho Cascavel e.... Tony Sealy! O treinador era Antonio Morais.
Do outro Lado, no Swarowski Tirol jogava Ivkovic (!!!) e mais 10 desconhecidos. O treinador era Ernst Happel!!! Um homem grande do futebol mundial, que deu nome anos mais tarde, após a sua morte, ao estádio do Prater de Viena, onde no ano anterior Madjer maravilhou a Europa e em 1991, Rijkard (um Ex-Leão) calou os diabos vermelhos da 2ª circular...

Joao Dinis disse...

Faço uma correcção, Keith Burkinshaw, como é referido pelo editor do post, era o treinador, substituindo Manuel José no comando técnico do Sporting! António Morais só entrou em 1988, após uma goleada sofrida em Penafiel, pelo técnico inglês, por 4-0!
Também não fiz referencia a Ralph Meade que costumava ser o parceiro de Tony Sealy....

sloct disse...

Gostei bastante do Tony Sealy, que chegou proveniente do Queens Park Rangers, clube que à altura era dos maiores de Inglaterra. Tive muita pena que não tivesse ficado, tendo optado salvo erro pelo Leicester.

carlos disse...

ARO AMIGO JOÃO DINIS,NÃO GANHAMNOS NA AUSTRIA. EM ALVALADE GANHAMOS 4/0 E LÁ PERDEMOS 4/2.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo João Dinis. Há uma correcção a fazer ao seu comentário. O Ralph Meade não jogou com o Tony Sealy. O Meade abandonou o Sporting precisamente no final da época de 1986/87, anterior à entrada do Sealy no Sporting, que ocorreu em 1987/88.
Aqui fica o esclarecimento. Um abraço e até breve.

Joao Dinis disse...

Pois, de facto dois lapsos de memória!!! Ralph Meade fazia Dupla com Manuel Fernandes,nunca o chegou a fazer com Sealy, Caro Alexandre, como disse e fui bem corrigido!
Em relação ao resultado, de facto foi 4-2...mas ao contrário, mas não me deixou de marcar, uma vez que se tratou de uma eliminatória sofrida e bem passada, apenas caindo aos pés do Atlanta de Bergamo, onde jogava Stromberg, ao empatar 1-1 em casa, num golo inesperado fora da área, quando já pensavamos ir a prolongamento! A minha memória desse jogo contra o Atalanta, tráz-me o desportivismo da massa associativa Leonina, quando, antes de começar, esse mesmo jogo, Alvalade aplaudiu de pé, a passagem do Benfica às Meias Finais da TCE, com uma vitória na Eliminatória frente ao Anderlech! Outros tempos...
A massa Associativa do SCP, SEMPRE, a marcar a diferença!!!