quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pedro Polainas (Ciclismo)

Pedro António Cereijo Polainas nasceu na freguesia de São Lourenço, concelho de Portalegre, em 28/10/1931. Entre 1950 e 1961, data em que se retirou, representou o Sporting C. P., o Pinheiro de Loures e o F.C. Porto. Com Américo Raposo, formou no Sporting uma temível dupla de “sprinters”. Foi Campeão Nacional de Velocidade em Juniores e Campeão Nacional de Independentes e de Fundo. Correu 5 Voltas a Portugal, tendo ganho 12 etapas, 4 das quais na 20ª Volta (1957) e tendo obtido um oitavo e um nono lugares na classificação geral, para além de um 2º lugar na classificação por pontos, em 1955, atrás de Alves Barbosa (1º) e à frente de Ribeiro da Silva (3º). Fez, com Alves Barbosa, Camilo de Oliveira e outros, parte do elenco do filme “O Homem do Dia”. Foi homenageado pelo Núcleo Sportinguista de Torres Vedras, tendo-lhe sido atribuído “Troféu Agostinho”.

Texto retirado de: Portugal - 50 Anos de Ciclismo

3 comentários:

RFM disse...

Sempre me lembro muito do Ciclismo do SPORTING bem como os atletas que o representaram. Ouvia falar ao meu Pai e outros amigos muito dele,mas nunca o vi. Na era dele eu era nascido, mas pequeno.
Foi uma agradável surpresa-lembrança aqui no Blog.
Obrigado caro amigo NUNO.

NUNO RAMOS disse...

É um prazer publicar estas coisas cara amigo RFM, obrigado.
Como vai isso aí no Canadá?

RFM disse...

Caro Amigo NUNO,
Tudo bem.Gosto muito de dar aqui uma olhadela.Vale sempre a pena.
Sabes, eu sempre fui um fiel admirador do Ciclismo e tenho muita pena de o nosso clube o ter extinto.Era uma proganda-publicidade porta-a-porta, terra-a-terra do Clube.Penso que com boa vontade podia exirtir.
Foram tantos os nossos heróis pelas estradas de Portugal.O SPORTING era um Clube e uma Equipa muito respeitada em que todos a consideravam como a melhor.