quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Eldon


Eldon Armond Bravo, nascido a 13 de Março de 1958, no Rio de Janeiro, foi um avançado brasileiro que jogou no Sporting durante duas temporadas, mais concretamente, em 1984/85 e 1985/86.
Eldon tinha dado nas vistas na época anterior (1983/84) ao serviço do Vitória Sport Clube (Guimarães), tendo, desde logo, atraído, sobre si, as atenções dos dirigentes sportinguistas, que acabariam por contratá-lo no final daquela temporada.
Eldon era um avançado com uma boa estampa atlética, forte no duelo de um contra um, bom cabeceador, possuidor de um remate forte e de um excelente sentido de oportunidade dentro da grande área adversária, revelando aquilo a que se chama "faro" pelo golo.
Eldon estreou-se com a camisola do Sporting, a 26 de Agosto de 1984, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1984/85, tendo o Sporting vencido o Vitória Sport Clube (Guimarães) por 3-0, com o 3º golo da partida a ser apontado precisamente por Eldon.
Eldon realizou uma excelente 1ª temporada ao serviço do clube de Alvalade, tendo sido um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino nessa época, realizando um total de 35 jogos e marcando 12 golos (média de cerca de 1 golo por cada 3 jogos). Na verdade, apesar da forte concorrência dentro do plantel para o sector atacante (Manuel Fernandes, Jordão, Saucedo e Forbs), Eldon conseguiu conquistar o seu espaço dentro da equipa leonina, confirmando-se como uma aposta ganha.
A época seguinte já não correu tão bem para o avançado brasileiro, que se deparou, para além dos 4 avançados atrás referidos, com a concorrência de mais um jogador para o ataque leonino, o inglês Raphael Meade. Com efeito, na temporada de 1985/86, Eldon acabou por efectuar apenas 7 jogos, não tendo apontado qualquer golo.
Assim, no total das duas épocas em que representou os "leões", Eldon efectuou um total de 42 jogos, tendo apontado 12 golos, todos na sua 1ª temporada de "leão ao peito". No final da época de 1985/86, Eldon abandonou o Sporting, ingressando no Marítimo na temporada seguinte. Eldon permaneceu na Madeira apenas uma época, transferindo-se para a Académica de Coimbra no início da temporada de 1987/88, clube onde viria a terminar a sua carreira de jogador em Portugal.

1 comentário:

NUNO RAMOS disse...

Não era mau jogador, lembro-me muito bem dele, era melhor que o Saucedo, o outro suplente da época!