quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Taça Maia Loureiro: Benfica 3 - Sporting 4

Esta foi a equipa que venceu o Benfica na final da Taça "Maia Loureiro" em 1952, no Estádio Nacional. Numa partida que o Sporting Clube de Portugal até esteve a perder por 0-3, mas depois de uma recuperação fantástica o Sporting acabou por ganhar esta final por 4-3. Pedimos a todos, a preciosa ajuda na elaboração desta equipa, já na posse da Taça Maia Loureiro. Esta foto chegou-nos às mãos através do amigo João Gomes, fica um especial obrigado a este caro amigo.


Constituição desta equipa:
Em cima (esquerda para a direita): Álvaro Cardoso (técnico), Veríssimo, Pacheco, Carlos Gomes (g.r.), Rita (g.r.), Barros, Passos e Juca.
Em baixo (mesma ordem): Travassos, Jesus Correia, João Martins, Vasques e Albano.

17 comentários:

RFM disse...

Amigo Nuno,
O nosso (Zé da Europa)Travassos reconheço eu.

Luís Pires disse...

Uma foto da época em que o Sporting era indiscutívelmente o maior clube de Portugal...

sloct disse...

O meu Pai viu este jogo, nunca se cansou de falar desta vitória.

ALEXANDRE disse...

Aqui vai a constituição (incompleta) desta equipa. Em cima (da esquerda para a direita): ?, Veríssimo, Carlos Gomes (g.r.), ?, ?, Passos e Juca.
Em baixo (mesma ordem): Travassos, Jesus Correia, João Martins, Vasques e Albano.
Pedimos ajuda na identificação de 3jogadores.

WM disse...

O maior clube de Portugal visto ser o clube do regime.

Dingo disse...

O treceiro da esquerda em cima deve ser o Pacheco.

Anónimo disse...

Joaquim Pacheco(terceiro da esquerda) natural de Macau onde era polícia.Veio para o Sporting como avançado-centro,mas foi a defesa-esquerdo que teve algum relevo.Mais tarde ainda alinhou pelo Leixões.

Luís Pires disse...

Os clubes do regime são os clubes que ganham. E nesta época quem ganhava mais era o Sporting, por isso é natural que o regime se aproveitasse disso. Assim como se aproveitou das vitórias internacionais do hóquei em patins. E assim como se aproveitou das vitórias do Benfica nos anos 60...

sloct disse...

Essa do clube do regime é muito boa. Quem é que foi o clube mais beneficiado desde metade da década de 50 até ao 25/4? De certeza que não foi o Sporting, isto se quisermos ser honestos e imparciais.

WM disse...

Ha Ah Ah Ah Ah Ah Ah
Até tinham um presidente(Góis Mota) que quando no final da 1ª parte as coisas não estavam a correr bem,ia á cabine dos árbitros com a pistola em punho.
Estas situações foram mais de uma vez denunciadas pelo guarda-redes Carlos Gomes.
Daí o facto que nesse período ganhou mais títulos.
Com o sloct isto tem mais animação.

carlos disse...

Ó WM, ESSA DA PISTO0LA JÁ FOI DESMENTIDA POR ALGUÉM DO ATLÉTICO. E JÁ AGORA ISSO DE CLUBES DO REGIME NA MINHA OPINIÃO SÓ EXISTEM PARA OS CLUBES QUE PERDEM PARA PODEREM TER ARGUMENTOS PARA AS DERROTAS. EU ACREDITO MAIS QUE EXISTEM CICLOS PRÓPRIOS DE DOMINIO DE VÁRIOS CLUBES.

VIVA O SPORTING CLUBE PORTUGAL

Anónimo disse...

Ó WM,não fales do que não sabes!Bitaites só conheço o outro cromo do porto!!

Anónimo disse...

ó pessoal, mas vocês ainda perdem tempo a dar troco a lampiões?????
ó VolksWagen, vai ver se estão a chover picaretas e mete-te lá de baixo, pode ser que aconteça alguma coisa de útil à sociedade.

sloct disse...

É fantástico como adeptos de outros clubes gostam tanto de navegar por blogues do Sporting.
Eu confesso que não perco um segundo com blogues doutros clubes, mas cada um sabe de si, e do tempo que gosta de perder.
Saudações leoninas para ti, ó WM.

Luís Pires disse...

O Góis Mota era da Legião Portuguesa, ninguém o nega. Em relação à entrada de pistola em punho na cabine dos árbitros na Tapadinha, de facto o Carlos Gomes contou isso, em grande parte porque foi graças ao Góis Mota que o Carlos Gomes saiu do Sporting e de Portugal, em parte devido a razões políticas, mas também já houve desmentidos por gente do Atlético desse tempo, portanto a verdade deve andar ali pelo meio.
Durante o Estado Novo quer Sporting, quer Benfica, tiveram gente ligada ao regime, algo natural tendo em conta que na época eram os dois maiores clubes portugueses. E como era natural que o regime se aproveitasse dos clubes.
O Sporting curiosamente a seguir ao 25 de Abril foi o primeiro clube português a visitar a comunista China. Será que éramos um clube maoísta?

sloct disse...

Em cima: Álvaro Cardoso, ??, Pacheco, Carlos Gomes, Rita, Barros, Passos e Juca;

em baixo: Travassos, Jesus Correia, Martins, Vasques e Albano;

sloct disse...

Já sei quem é o jogador que está por identificar, chama-se Armando Coelho, e apenas esteve esta época no Sporting, tendo feito 11 jogos.