quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Festas



Fernando António de Carvalho Festas, nascido a 12 de Junho de 1956, em Vila do Conde, representou o Sporting durante duas épocas, mais concretamente, em 1982/83 e 1983/84.
Antes de ingressar no Sporting, no início da temporada de 1982/83, Festas havia representado o Varzim e o Vitória Sport Clube (Guimarães), tendo dado nas vistas, sobretudo, ao serviço do clube vimaranense, onde se destacou pela polivalência revelada em campo, actuando, com igual eficácia, quer como defesa central, quer como médio mais defensivo ou "trinco".
Festas estreou-se com a camisola dos "leões", a 22 de Agosto de 1982, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional, tendo o Sporting vencido o Marítimo por 1-0. Ao serviço do clube de Alvalade, no conjunto das duas temporadas, Festas efectuou um total de 35 jogos de "leão ao peito", tendo feito uma boa primeira época, na qual realizou 30 partidas, assumindo-se como titular indiscutível da equipa leonina nessa temporada.
Não obstante as suas qualidades como futebolista, Festas também revelou, frequentemente, uma faceta de jogador algo conflituoso e até, por vezes, indisciplinado fora do campo e excessivamente quezilento, agressivo e duro dentro das "quatro linhas", temperamento este, aliás, que lhe valeu muitos cartões amarelos e algumas expulsões ao longo da sua carreira.
Foi, ainda, na época de 1982/83, indiscutivelmente, uma das suas melhores épocas como futebolista, que Festas, então com 26 anos, alcançou as suas 4 internacionalizações pela Selecção Nacional A. Encontrava-se nesta altura no auge da sua carreira, mas tal seria "sol de pouca dura"!
Na sua 2ª época ao serviço do Sporting, Festas acabou por efectuar apenas 5 jogos, todos no mês de Setembro, tendo, a partir daí, deixado de fazer parte das opções do treinador de então, o checoslovaco Jozef Venglos. Não tenho a certeza, mas penso que, a determinada altura, Festas se terá incompatibilizado com o técnico leonino e/ou com o presidente do clube, João Rocha, por motivos relacionados com o facto de não ser titular da equipa ou ainda por questões salariais. Provavelmente, por uma razão ou por outra (ou por ambas), Festas deve ter rescindido o contrato ainda durante a 1ª volta do campeonato dessa época, abandonando definitivamente o clube de Alvalade.
Na época de 1984/85, Festas ingressou no Sportring de Braga, onde permaneceu apenas uma temporada. Na época seguinte, Festas transferiu-se para o Salgueiros, clube onde viria a terminar a sua carreira de futebolista, aos 31 anos, no final da época de 1986/87. No clube de Paranhos, Festas inicia, na temporada seguinte, a sua carreira de treinador, pendurando para sempre as chuteiras.
A instabilidade emocional revelada por Festas ao longo da sua carreira, o facto de ser um jogador "com os nervos à flor da pele", acabou, à semelhança, aliás, de outros jogadores portugueses, por prejudicar a sua imagem como jogador, podendo afirmar-se que, dadas as suas qualidades futebolísticas, poderia ter chegado mais longe na sua carreira.

1 comentário:

sloct disse...

Não era grsnde coisa como jogador. Um colega dele dessa altura (doutro clube) confidenciou-me que estar com o Festas era sinónimo de gargalhada certa. Disse-me ele há uns anos que o Herman tinha muito a aprender com o "gaguetas".