terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Equipa do Sporting 1940/41 (Ganharam tudo)


Em cima (esq/dir): Azevedo, Joseph Szabo (Treinador), Manuel Marques (Massagista), Manuel Marques, Anibal Paciência, Gregório, Cardoso, Octávio Barrosa.
Em baixo: Armando Ferreira, Mourão, Peyroteo, Manuel Soeiro, João Cruz.

Sob a orientação técnica de "Josehp Szabo" (Hungaro) na época de 1940/41, o Sporting venceria tudo o que havia para ganhar nesta temporada, ficando desde logo, na história do Sporting, a primeira "dobradinha" conquistada. Esta foi a equipa que venceu pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª divisão. Nesta temporada, o nosso goleador Fernando Peyroteo tornar-se-ia o melhor marcador do Campeonato Nacional com 29 golos. O sucesso desta equipa não se ficaria por aqui e também nesta época, viria a ganhar pela primeira vez a Taça de Portugal, frente ao Belenenses na final, com uma vitória expressiva de 4-1. Muito antes destas duas principais conquistas (Campeonato e Taça de Portugal), estes rapazes já tinham conquistado o Campeonato de Lisboa e o Torneio dos "4 grandes".

Classificação do Campeonato Nacional 1940-41



Depois de uma brilhante caminhada na Taça de Portugal, o Sporting tinha como oponente "Os Belenenses" na final da taça. Deixamos abaixo os protagonistas Leoninos dessa final.

SPORTING 4 - BELENENSES 1

Campo das Salésias (Lisboa)
22 de Junho de 1941 - Final da Taça de Portugal 1941
Árbitro: Álvaro Santos (Coimbra)

EQUIPA do SPORTING: João Azevedo (GR), Octávio Barrosa, Álvaro Cardoso, Aníbal Paciência, Gregório Santos, Manuel Marques, Adolfo Mourão, Armando Ferreira, Fernando Peyroteo, Manuel Soeiro, João Cruz.
TREINADOR: Joseph Szabo
GOLOS: João Cruz (36 e 48 min.), Soeiro (52 min.), Fernando Peyroteo (79 min.)


Percurso na Taça de Portugal 1940/41


A conquista Leonina no Campeonato de Lisboa de 1940/41

7 comentários:

WM disse...

Quem era o antecedente pistoleiro do Góis Mota?

ALEXANDRE disse...

Caro WM. Ficamos à espera da tua pesquisa e quando souberes alguma coisa sobre isso diz-nos. Obrigado.
Já agora, era conveniente conheceres primeiro a história dos presidentes do teu clube! Talvez encontres por lá coisas curiosas!

Albertino disse...

Oi #fan# de filmes de cow-boys!
Vives a pensar que todos os visitantes anti Esporrting que vizualizam o teu blogue são do Benfica?
A seguir podemos contar alguns episódios,desde o visconde gay até ao "cinco unhas" bigodes.
Até o Atlético subornaram para esse clube desmentir a entrada do pistoleiro Góis Mota na cabine do árbitro na Tapadinha.

ALEXANDRE disse...

Albertino, desculpa que te diga, mas não deves ter lido com atenção ou não percebeste o meu comentário. Eu não mencionei o nome BENFICA. Tu pelos vistos é que estás a enfiar a carapuça. Aliás, nem sequer me interessa saber de que clube és, ou melhor, parece que és anti-Sporting. Estás no teu direito e não és, infelizmente, o único.
Podias era moderar os teus comentários e deixar de usar uma linguagem grosseira neste blogue. Para isso, é preferível ires visitar as centenas de blogues que existem de outros clubes e deixar o Armazém Leonino em paz!

NUNO RAMOS disse...

Alguns pneuróticos também comentam aqui...

Este blogue não ataca colectividades, fará se atacasse?

Podiamos apagar estes comentários, mas gostamos ler esta mediocridade de gente...

Luís Pires disse...

Os comentários baixos só nos tornam mais grandes.

Mais baixo que isto só pneus importados da Colômbia, o FC Alverca em ruina, ex-presidentes que andam fugidos à justiça e o José Castelo Branco como adepto.

O que interessa é que o Sporting em 40-41 conseguiu fazer aquilo que o Benfica nunca conseguiu fazer: ganhar na mesma época o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e o Campeonato de Lisboa. Sem espinhas!

M. Paim disse...

Essa história do Góis Mota é demais, especialmente porque até...perdemos o jogo (podiamos entrar por aqui e falar do mito e da história mal contada através dos tempos, mas fiquemo-nos por aqui). É que deste lado da 2ª Circular, o crime não compensa...

Os benfiquistas se querem sangue olhem para dentro do clube, há muita história ali, desde os quinhentinhos ao senhor Howard King.

Já os do Porto, digamos que seria preciso muita lata virem falar de supostos benefícios. Sobretudo depois da vergonha dos ultimos 30 anos. Vejam lá porque é que o Pedroto à ultima da hora no início dos anos 80 roeu a corda ao Sporting e foi para o Porto...as razões dele abonam muito em favor do clube do norte.

É por isto que tenho orgulho em ser do Sporting. Os nossos detractores para encontrarem uma história com pitada de corrupção em que estivemos algum dia metidos, têm que recuar mais de meio século. A nós basta-nos recuar ao fim de semana anterior.

Nuno e Alexandre, desculpem o desabafo, mas custa-me tanto como vocês ver comentários estúpidos neste excelente blog.