sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Equipa do Sporting (Copa Rio - São Paulo 1951)

A "Copa Rio de Janeiro - São Paulo", de 1951, foi uma competição internacional de clubes patrocinada pela FIFA, disputada por 8 equipas da Europa e América do Sul, entre os dias 30 de Junho e 22 de Julho de 1951 em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos estádios do Pacaembu e Maracanã, respectivamente.
Grupo do Rio de Janeiro :
Vasco da Gama - Campeão Carioca de 1950
Sporting C.P. - Campeão Português 1950/51
Áustria Viena - Campeão Austriaco 1949/50
Nacional Montevideu - Campeão Uruguaio de 1950
Grupo de São Paulo:
Palmeiras - Campeão Paulista de 1950
Juventus - Campeão Italiano da temporada 1949/50
Estrela Vermelha - Campeão Jugoslavo de 1951
Olympique de Nice - Campeão Francês da temporada 1950/51

No entanto, o percurso Leonino nesta prova foi desastroso, em 3 jogos, 3 derrotas, classificando-se na última posição do grupo. Recordamos-vos também, que na maioria dos jogos o Sporting actuou com segundas linhas, é apenas uma pequena atenuante nos seguintes resultados:
1 de Julho de 1951 - Rio - Vasco da Gama 5 - 1 Sporting
3 de Julho de 1951 - Rio - Nacional 3 – 2 Sporting
7 de Julho de 1951 - Rio - Sporting 1 – 2 Áustria Viena
A final foi disputada entre o Palmeiras do Brasil e a Juventus de Itália em dois jogos. No primeiro, vitória da equipa brasileira por 1-0. No segundo duelo, um empate por 2 a 2. Com estes resultados, o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa Rio de 1951. Esta imagem foi-nos enviada pelo caro amigo João Gomes. Pedimos ajuda a todos os visitantes na constituição desta equipa:
Em cima (esq-dir): Jesus Correia, Vasques, Ben David, Travaços e Albano.
Em baixo: Azevedo, Juvenal, Serafim das Neves, Juca, Passos e Canário.

12 comentários:

Anónimo disse...

Na 1ª fila - Jesus Correia,Vasques,Ben David,Travaços e Albano.
Na 2ª fila - Azevedo,Barrosa,Serafim das Neves,Juca,Passos e Canário.

8 disse...

Vila Baleira

És mesmo profeta ou és filho de um senhor que está na foto?

Aproveito para acrescentar que Serafim era jogador do Belenenses e Ben David do Atletico C de Portugal

Anónimo disse...

8
Como diria o GA
Nem uma coisa nem outra,antes pelo contrário.

Mário disse...

A "Copa Rio", não foi apenas um torneio de Verão patrocinado pela FIFA. Dada a importância dos clubes participantes, a FIFA reconheceu-a, oficialmente, em 2007, como o "1º Campeonato do Mundo de Clubes"!

http://www.youtube.com/watch?v=3y6Uzd3Fdnw

(Claro está, que o assunto não é pacífico, e, principalmente, no Brasil, pois os adeptos dos grandes clubes brasileiros rivais do Palmeiras, não aceitam que este seja proclamado Campeão Mundial sem nunca ter vencido a "Libertadores"! Embora em 1951 fosse impossível, pois esta competição só foi criada em 1960!)

Conclusão:
Mais um feito para o Sporting - ter participado no "1º Mundial de Clubes"...
"E esta, hein?!"

Joao Dinis disse...

Sem duvida, Mário, o nosso clube é de facto um pioneiro em varias frentes desportivas e não só!

Albertino disse...

Com uma equipa daquelas ficar em ultimo lugar,é obra!
Mesmo com 2 reforços de peso.

Joao Dinis disse...

Tens toda a razão, Albertino! O Sporting, com a equipa que tinha, tinha a obrigação de vencer, mas acredito que não quiseram...LOL!
No entanto realço o facto de o Sporting ser pioneiro na 1ª participação de Campeonato do Mundo e mais tarde na antiga TCE Europeus.
Mas ainda em relação à tua mensagem, Albertino, se o nosso clube, que era campeão ficou em ultimo, imagina onde ficavam os nossos rivais de Portugal (Porto, Belenenses, Casa Pia, Oriental....)

Albertino disse...

A presença do rival do Lusitano de Évora nesta competição foi a pensar ganhar uma competição internacional,visto os vizinhos do lado já terem no palmarés uma taça de nível internacional e oficial.
"Macacos de imitação".
Olé olé.

Joao Dinis disse...

Albertino, "os vizinhos do lado", do qual tu já identicaste a tua simpatia, venceram a Taça Latina no ano anterior, mas como o nome indica "Taça Latina" foi disputado por clubes de Expressão Latina e o Post que estás a comentar diz respeito a uma taça Mundial....
Mas de facto, congratulo-me de um clube Português ter na História esse feito, o de vencer essa Taça com gabarito internacional, sem hipocrisias! Parabéns para o teu clube e para o nosso Pais.
Mas questiono-me pelo facto de estares constantemente a picar-te pelos meus comentários, o que me leva ainda a ficar feliz por este blog não ser apenas dedicados aos Sportinguistas, mas por todos os que que, mesmo sendo adeptos do Casa Pia, Belenenses, Oriental, FC Porto e Lusitano de Évora sabem onde procurar os grandes feitos de um clube "tão grande como os melhores da Europa" que orgulham de quem dele é adepto e não só (pelos vistos)!
Grande Abraço, Albertino e continuação de boas visitas neste blog e de outros que dignificam a história do grande clube de Alvalade!!!!

sloct disse...

O que acho mais espantoso no meio disto tudo é que os adeptos do clube de carnide passam mais tempo nos blogues do Sporting do que nos da agremiação lá do bairro deles.

Mas estou como o João Dinis, volta sempre Alberto pequenino, os adeptos da tua agremiação dão sempre vontade de rir.

Albertino disse...

Olá,eu chamo-me sloct.
Ainda sou bébé e só digo asneiras.
Se eu esperar até ser grande,posso aparecer por aqui?
Sim,podes.
Então cresce e aparece.

Ricardo disse...

O jogador ao lado do Azevedo é o Juvenal e não o Octávio Barrosa.

Ricardo Fontoura
Sócio n.º 40687