José Manuel Forbs, nascido a 15 de Agosto de 1963, em Mansoa, na Guiné-Bissau, foi um avançado que passou pelo Sporting durante a 2ª metade da década de 80, tendo representado o clube de Alvalade ao longo de 3 épocas, mais concretamente, em 1984/85, 1985/86 e 1988/89.
Nas épocas de 1986/87 e 1987/88, Forbs esteve ao serviço do Portimonense, clube no qual realizou duas excelentes temporadas (com 12 golos apontados na 2ª época), regressando, assim, ao Sporting, no início da época seguinte (1988/89), na qual voltaria a rubricar boas exibições, tendo sido, inclusivamente, um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, com 37 jogos efectuados.
Forbs ingressou no Sporting, no início da época de 1984/85, oriundo do Grupo Desportivo de Peniche, clube que militava, então, na 2ª Divisão - Zona Centro. A sua estreia com a camisola do Sporting ocorreu a 26 de Agosto de 1984, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonto Nacional desa época, tendo o Sporting recebido e vencido o Vitória Sport Clube (Guimarães), por 3-0.
Nas suas duas primeiras temporadas de "leão ao peito", Forbs foi poucas vezes utilizado como opção para o ataque leonino, pois, nesta posição, o então ainda jovem (22 anos) avançado tinha forte concorrência no plantel, com os históricos Manuel Fernandes e Jordão, mas também Eldon, Saucedo e Raphael Meade.
Assim, no total das 3 temporadas passadas em Alvalade, Forbs realizou apenas 54 jogos, tendo marcado 7 golos (média de 1 golo por cada 6 jogos). Porém, o jovem avançado guineense, então com 25 anos, acabaria por realizar uma excelente temporada na sua 3ª e última época ao serviço dos "leões", afirmando-se, mesmo, como titular do ataque leonino, ao lado do brasileiro Paulinho Cascavel.
Foi, portanto, com alguma estranheza que, no final da época de 1988/89, o Sporting tenha deixado sair Forbs, pois dada a sua idade, o avançado guineense tinha uma boa margem de progressão, podendo ser ainda de uma grande utilidade para o Sporting em termos futuros, como, aliás, Forbs iria provar nas épocas seguintes, mas em representação do Sporting de Braga.
Com efeito, após abandonar o Sporting, Forbs ingressou no Boavista, onde permaneceu somente uma temporada, transferindo-se, a seguir, para o Sporting de Braga, no início da época de 1990/91, clube ao serviço do qual iria confirmar todo o seu valor, realizando, de facto, 4 grandes temporadas. No final da sua 5ª época (1994/95) no clube "arsenalista", Forbs, então já com 32 anos, abandona os relvados, dando por encerrada uma bonita carreira na 1ª Divisão do futebol português que durou 11 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário