quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Hector Yazalde (Chirola)

Capa da Revista "Idolos do Desporto" com, Héctor Casimiro "Yazalde" (popularmente conhecido por Chirola). Entre 1971 e 1975, Yazalde, envergou brilhantemente a camisola do Sporting Clube de Portugal, este internacional argentino, detém ainda, à data de hoje, o título de melhor marcador de golos da história do futebol Português, num só campeonato. Na época de 1973/74, já com 28 anos de idade, Yazalde fica ligado à história do futebol Português e Europeu, em apenas 30 jogos para o campeonato marcou 46 golos, sagrando-se "Bota de ouro" Europeu. Mais uma belíssima imagem que nos chegou ao correio através do amigo Alfredo Nunes do Blogue Cadernetas e Cromos .

10 comentários:

Anónimo disse...

Merecia outro destaque. Não teve adaptação rápida mas quando abalou para o Marselha em 1975 tinha conquistado um lugar de relevo entre os grandes jogadores da história do clube. Teve além disso morte precoce. Paz à sua alma.

Joao Dinis disse...

Recordo, também, que foi o 1º jogador de sempre a nível Europeu a ser cedido a titulo de Empréstimo (do Barça para o nosso clube).

Anónimo disse...

Yazalde nunca jogou no Barcelona,logo não foi emprestado ao Sporting.Comprado directamente ao Indepediente de Buenos Aires.
---
Juam Seminário em 1958/59 emprestado ao Sporting pelo Barcelona.

sloct disse...

Exactamente, o Yazalde nunca esteve ligado ao Barcelona.

Joao Dinis disse...

"O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa."
Não me lembro porque não era nascido, mas é o que se lê na WIKIPÉDIA!

Davidinho disse...

A Wikipedia tá errada. O Yazalde foi contratado pelo Sporting num negocio feito na Argentina pelo nosso dirigente Abrão Sorin(não sei como se escreve correctamente)...

sloct disse...

A wiki está erradíssima. David, escreve-se Abraão.

HY disse...

Por fvor, alguém consegue uma foto (ou um video) do maravilhoso golo de cabeça do Chirola a abrir o marcador em 1974 no Sporting 3 - Benfica 5?

NUNO RAMOS disse...

Está aqui a foto que pretendes HY!
Abraço

http://armazemleonino.blogspot.com/2009/06/sporting-3-benfica-5-2-3-ao-intervalo.html

Unknown disse...

Abraham ou em Português Abraão, gd abraço.