domingo, 3 de janeiro de 2010

José Albuquerque (Faísca)

José Albuquerque nasceu a 20 de Setembro de 1916 na aldeia de Quinta da Moita, no concelho de Mangualde, tendo ficado imortalizado no ciclismo com a alcunha de "Faísca". Cedo o corredor do Sporting evidenciou dotes para a modalidade, dominando, com apenas 10 anos, provas de carácter regional, numa altura em que o ciclismo era já um dos desportos mais populares.

A ascenção de "Faísca" no pelotão nacional começou em 1936 com 20 anos, ano em que venceu inúmeras provas, algumas já de âmbito nacional. José Albuquerque brilhava issencialmente na montanha, onde alcançava vantagem sobre os adversários. Venceu duas voltas a Portugal, a primeira pelo Campo de Ourique (1938) a outra pelo Sporting (1940).

Mas a vida de "Faísca" pós-ciclismo não foi fácil, tendo até contornos de tragédia. Em 1961, em Angola, país para onde foi viver na década de 40 e após ter deixado a competição, a sua mulher e filhos foram brutalmente assassinados durante a sua ausência. Mergulhado na dor e no álcool, o corredor enfrenta dias complicados até regressar a Portugal nos anos 70. José Albuquerque viria a falecer dez anos mais tarde vítima de atropelamento em Mangualde.
Texto retirado do Centenário Sporting

1 comentário:

RFM disse...

A estes homens o SPORTING deve-lhe muito pela imagem que deram ao Clube pelo nosso Portugal com muito esforço.