sábado, 16 de janeiro de 2010

Marco Aurélio


Marco Aurélio Cunha dos Santos, nascido a 18 de Fevereiro de 1967, no Rio de Janeiro, foi um dos melhores defesas centrais estrangeiros e, nomeadamente, brasileiros, que passaram pelo Sporting durante a 2ª metade da década de 90.
Após 4 épocas consecutivas (uma das quais na 2ª Divisão) ao serviço do União da Madeira, em cujo clube realizou excelentes temporadas e efectuou, como defesa central, grandes exibições, Marco Aurélio foi contratado pelo Sporting, no início da temporada de 1994/95.
Desde logo, o defesa brasileiro assumiu-se como titular indiscutível e patrão incontestado do sector defensivo dos "leões", formando com o marroquino Naybet e, mais tarde, com o, então jovem, Beto, duas excelentes duplas de centrais.
Marco Aurélio estreou-se com a camisola do Sporting a 20 de Agosto de 1994, em Faro, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1994/95, tendo o Sporting vencido o Farense por 2-0.
Ao longo das 5 temporadas (de 1994/95 a 1998/99) em que representou o clube de Alvalade, Marco Aurélio realizou um total de 172 jogos (média excelente de, aproximadamente, 34 jogos por época), tendo marcado 3 golos.
Durante as 5 épocas em que jogou de "leão ao peito", Marco Aurélio conquistou 2 troféus: uma Taça de Portugal, em 1994/95, com vitória sobre o Marítimo, por 2-0, e uma Supertaça "Cândido de Oliveira", em 1995/96, com vitória sobre o F.C. Porto, por 3-0, numa finalíssima realizada em Paris. O defesa brasileiro foi, ainda, finalista vencido (derrota por 3-1, diante do Benfica) da Taça de Portugal referente à época de 1995/96, cuja edição ficou tristemente célebre pela morte de um adepto do Sporting, motivada por um "very-light" lançado pela claque do Benfica.
Durante a sua passagem pelo Sporting, Marco Aurélio ficou conhecido por "O Imperador", epíteto este, demonstrativo da classe evidenciada por este central brasileiro, que foi, de facto, um dos melhores defesas que passaram pelo Sporting nos últimos 20 anos, dada a sua enorme categoria técnica, física e táctica, que fizeram dele um dos líderes da equipa leonina.
No final da temporada de 1998/99, então com 32 anos, Marco Aurélio abandona o Sporting, regressando ao Brasil, onde, provavelmente, terá ainda jogado mais alguns anos, antes de encerrar uma bonita carreira de 9 anos em Portugal, onde deixou imensas saudades, sobretudo, em toda a família sportinguista, que sempre reconheceu em Marco Aurélio o exemplo de um futebolista sério, honesto e dedicado, em suma, um grande profissional e uma excelente pessoa.

7 comentários:

Tiago Bernardo disse...

o texto tem um erro.

o marco aurélio sai do sporting para o Vicenza, onde ainda é companheiro do vasco faísca, saído das nossas escolas.

salvo erro, ainda jogou no palermo ou no piacenza.

M. Paim disse...

Um grande central, ainda por cima veio ao preço da chuva.
E sim, saiu do Sporting em Dezembro de 1998 para o Vicenza (o seu ultimo jogo foi em Alvalade com o Setúbal 0-0). Depois ainda passou por Palermos, Cosenza, Spal e Teramo antes de acabar a carreira em 2004

ALEXANDRE disse...

Caros amigos Tiago Bernardo e Miguel Paim. Agradeço a vossa correcção e esclarecimento a respeito do destino de Marco Aurélio após abandonar o Sporting. De facto, desconhecia que ele tinha ido para Itália, pensava que tinha regressado ao Brasil.
É bom saber que existem sempre visitantes sportinguistas atentos e interessados para corrigirem qualquer incorrecção ou erro que exista nas postagens. Só não erra quem nada escreve ou faz. Estamos sempre a aprender e a melhorar. Pela minha parte, sou humilde e reconheço que, apesar de saber alguma coisa, gostaria de saber muito mais, por isso quero aprender com os muitos amigos que o Armazém Leonino tem. Obrigado!

Joao Dinis disse...

Com um jogador do estilo de marco Aurélio, o Sporting de hoje estaria muito melhor na tabela classificativa. Gosto muito de Polga, pelo seu sportinguismo já demonstrado, no entanto fica a anos luz deste senhor/patrão da defesa leonina e de uma eficácia impressionante que roubava as bolas aos avançados adversários e sem recorrer a faltas....

M. Paim disse...

Amigo Alexandre, estamos aqui para isso...para aprendermos em conjunto a história deste grande clube.
Continuem o excelente trabalho!

Cantinho do Morais disse...

A dupla que fazia com Naybet, tendo Nelson à direita e Vujacic à esquerda era um regalo. A sua postura e presença era digna.
Fez-me, com 14 anos, deslocar a Alvalade para, após um treino, tirar uma foto com ele. O meu jogador preferido de então.
Lembro que sai em conflito com Jozic ou Carlos Manuel. Foi pena.

Grande recordação!

Rui Martins disse...

Grande Marco Aurélio!