quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Marlon


Marlon Roniel Brandão, nascido a 1 de Setembro de 1963, em Marília (Brasil), foi um bom médio ala brasileiro que jogou no Sporting, durante a 2ª metade da década de 80.
Marlon ingressou, com 23 anos, no Sporting, a meio da época de 1986/87, tendo sido contratado no início de Janeiro, já em plena 2ª volta do campeonato. A sua estreia com a camisola leonina ocorreu a 11 de Janeiro de 1987, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 17ª jornada do campeonato nacional dessa época, tendo o Sporting empatado (0-0) com o Rio Ave. Este resultado viria a provocar o despedimento do treinador do Sporting de então, Manuel José, entrando para o seu lugar o técnico inglês, Keith Burkinshaw.
Marlon permaneceu em Alvalade durante 3 temporadas (não consecutivas), mais concretamente, em 1986/87, 1987/88 e 1989/90. Na época de 1988/89, Marlon foi emprestado ao Estrela da Amadora, regressando ao Sporting na época seguinte, após ter realizado uma excelente temporada ao serviço do clube da Reboleira.
Marlon jogava na posição de médio ala ou mais adiantado, como um autêntico extremo, mais perto do(s) avançado(s) ou ponta(s) de lança. Marlon era um jogador bastante tecnicista, destacando-se, sobretudo, pelo seu irrequietismo e rapidez que imprimia aos lances, sendo muito perigoso quando embalava em velocidade com a bola dominada. Marlon gostava de jogar bem aberto, preferencialmente, no flanco direito, indo à linha de fundo, para efectuar passes e cruzamentos para a grande área adversária, servindo, com perigo, os seus companheiros da frente de ataque.
Ao longo das 3 temporadas em que jogou de "leão ao peito", Marlon realizou um total de 67 jogos (média de 22 jogos por época), tendo marcado 9 golos. Apesar de ter sido bastante utilizado na época de 1987/88, a sua última temporada (1989/90) em Alvalade acabou por ser, para o extremo brasileiro, a melhor época das três, pois foi o 3º jogador mais utilizado do plantel, afirmando-se como titular da equipa leonina, ora jogando como médio ala ou extremo (no lado direito ou no lado esquerdo), ora jogando, inclusivamente, como avançado, ao lado de Cadete, Gomes ou Paulinho Cascavel.
Ao serviço dos "leões", Marlon conquistou apenas uma Supertaça "Cândido de Oliveira", na época de 1987/88, tendo o Sporting vencido o Benfica nos 2 jogos da final (3-0 na Luz e 1-0 em Alvalade). Na sua 1ª época em Avalade, Marlon foi finalista vencido da Taça de Portugal, diante do Benfica, tendo sido o autor do golo solitário do Sporting (apontado já na 2ª parte do jogo), insuficiente, porém, para evitar a derrota, por 2-1.
Apesar de Marlon ter realizado uma boa temporada de 1989/90, o médio/avançado brasileiro acabou por abandonar Alvalade no final dessa época, transferindo-se para o Boavista, em representação do qual iria efectuar 4 excelentes temporadas, abandonando o clube do Bessa no final da época de 1993/94, perto de completar 31 anos.
Ao serviço da equipa axadrezada, Marlon voltou a marcar presença em mais duas finais da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, vencendo uma (diante do F.C. Porto, por 2-1) e perdendo a sua 2ª final para o Benfica, desta vez, por 5-2.

2 comentários:

Vtitor Ferreira disse...

e despediu a namorada para vir para o sporting.

Luís Pires disse...

E em 92-93 "vingou-se" ao marcar o golo do Boavista na meia-final em Alvalade que nos afastou da final da Taça de Portugal...