quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Miguel


Miguel Alberto Fernandes Marques, nascido a 7 de Junho de 1963, em Guimarães, foi um defesa central que jogou no Sporting durante 3 épocas, mais concretamente, entre 1988/89 e 1990/91.
Miguel destacou-se ao serviço do Vitória Sport Clube (Guimarães), clube no qual jogou durante 4 temporadas, de 1984/85 a 1987/88, tendo, durante esse período de tempo, sido um dos titulares indiscutíveis da defesa vitoriana, jogando na posição de "líbero", ligeiramente recuado em relação a um ou dois defesas centrais com que o Vitória, por vezes, alinhava.
Fruto das boas exibições realizadas em representação da equipa vimaranense, que o conduziram, inclusivamente, à Selecção Nacional A, Miguel começou, naturalmente, a ser assediado por vários clubes, entre os quais o Sporting, que acabou mesmo por contratá-lo no Verão de 1988, quando Jorge Gonçalves assumiu a presidência leonina e apresentou o defesa vimaranense como mais uma das "unhas do leão"!
Apesar de não ser especialmente dotado em termos técnicos, Miguel compensava essa menor capacidade, com o facto de ser um defesa rápido e raçudo, possuidor de uma boa impulsão, de um enorme espírito combativo e de entrega ao jogo, para além de se posicionar muito bem em termos tacticos, "lendo" bem o jogo e saindo, com rapidez e eficácia, a "dobrar" os seus companheiros da defensiva.
Miguel estreou-se com a camisola do Sporting, a 21 de Agosto de 1988, em Matosinhos, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1988/89, tendo o Sporting vencido o Leixões por 2-0.
Durante as 3 temporadas em que jogou de "leão ao peito", Miguel realizou um total de 50 jogos, tendo marcado somente 1 golo. Na 1ª e 3ª épocas, efectuou 20 jogos em cada uma, tendo um registo de presenças mais fraco na sua 2ª temporada, na qual jogou apenas 10 partidas pelos "leões".
Ao contrário do que havia sucedido ao serviço do Vitória de Guimarães, em representação do clube de Alvalade, Miguel nunca se conseguiu afirmar como titular indiscutível da defesa leonina, tendo, para tal, contribuído a forte concorrência com que o defesa se deparou no sector mais recuado do Sporting, com Morato, Venâncio e Luisinho a disputarem a titularidade.
Em representação dos "leões", Miguel acabou por não conquistar nenhum troféu, abandonando o clube de Alvalade no final da temporada de 1990/91, na qual, ainda assim, ajudou, com 2 jogos efectuados, na excelente campanha europeia do Sporting na Taça UEFA daquela época, rumo às meias-finais.
No começo da época seguinte (1991/92), Miguel ingressa no Gil Vicente, clube no qual irá permanecer durante 6 épocas consecutivas, até ao final da temporada de 1996/97 (época da descida do clube de Barcelos à Liga de Honra).
Aos 34 anos, Miguel dá por encerrada uma bonita e prestigiante carreira de 13 anos sempre na 1ª Divisão do Campeonato Português, podendo, igualmente, orgulhar-se de ter sido, por 5 vezes, internacional A pela Selecção Nacional, para além de outras internacionalizações alcançadas nas selecções jovens, nomeadamente, na selecção de esperanças e na selecção olímpica.

3 comentários:

Miguel Salazar disse...

Grande jogador era o Miguel.
Vimaranense e "produto" das escolas do Vitória de Guimarães, deixou-nos grandes saudades.
Miguel é irmão de um outro antigo jogador do Vitória seu contemporâneo, o ex-defesa lateral esquerdo Basílio, que é actualmente um dos treinadores-adjuntos de Paulo Sérgio.
Uma família com tradição em Guimarães...

SN disse...

A foto foi tirada em que estádio?

sloct disse...

Estádio do Mar em Matosinhos. O Miguel foi acima de tudo um grande profissional, honesto, e acima de tudo sabia muito bem das suas limitações. Fez uma carreira muito interessante, bem melhor que as características dele pressupunham.