quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pedras


José Maria de Freitas Pereira, conhecido, no meio futebolístico, por Pedras, nasceu a 29 de Outubro de 1941, em Guimarães, e representou o Sporting durante 3 épocas, mais concretamente, em 1968/69, 1969/70 e 1970/71.
Pedras ingressou no Sporting, no início da época de 1968/69, proveniente do Vitória Futebol Clube (Setúbal), ao serviço do qual se notabilizou como um médio polivalente de grandes recursos, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista técnico-táctico, tendo sido, inclusivamente, internacional A por 3 vezes, quando defendia as cores do Vitória.
Em representação do clube sadino, Pedras esteve presente em duas finais consecutivas da Taça de Portugal, tendo vencido uma e perdido outra. Com efeito, na final de 1966/67, o Vitória Futebol Clube venceu a Académica de Coimbra por 3-2, e na final de 1967/68, foi a vez do Futebol Clube do Porto derrotar o Vitória sadino por 2-1.
Pedras estreou-se com a camisola do Sporting a 8 de Setembro de 1968, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato dessa temporada, tendo o Sporting derrotado o Varzim por 5-0.
Em representação do Sporting, Pedras realizou um total de 63 jogos, tendo marcado 18 golos, marca notável para um jogador que actuava no meio campo, embora Pedras fosse um médio bastante versátil, tão bom a defender como a atacar.
Na 1ª temporada em Alvalade, indiscutivelmente, a sua melhor época de "leão ao peito", Pedras foi o jogador mais utilizado do plantel leonino, efectuando 37 jogos. Porém, nas duas épocas seguintes, Pedras viria a perder a titularidade alcançada na época anterior, acabando por efectuar apenas 13 partidas em cada uma das temporadas.
Ao serviço dos "leões", Pedras conquistou um campeonato nacional em 1969/70 e uma Taça de Portugal na temporada seguinte. No final dessa época (1970/71), prestes a completar 30 anos, Pedras abandonou o Sporting.
A carreira de Pedras ficou, assim, associada a alguns dos melhores momentos da história destes dois grandes clubes portugueses, cujas respectivas equipas (equipadas ambas de verde e branco) marcaram uma época no futebol português.

1 comentário:

Dingo disse...

Este Pedras também jogou no V. Guimarães, no S.L. Benfica e no Atlético CP. Pedras tinha uma técnica muito refinada. Era um excelente jogador, mas talvez um pouquinho aquém do que uma equipa como o Sporting necessitava. Sem o Peres (em 1968/69 na Académica), o Pedras foi titularíssimo no Sporting. Com o regresso do Peres, o Pedras passou, maioritàriamente, a suplente.