quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Postal - Equipa do Sporting (1973/74)


Chegou-nos às mãos e através do Facebook este postal com a equipa do Sporting da época 1973/74, também podemos conferir no verso do postal alguns autógrafos de vários jogadores leoninos. um agradecimento especial ao caro amigo "Michel Horta Mendonca" por partilhar connosco esta raridade. O Armazém Leonino tem dúvidas na época desta equipa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Esta formação do Sporting é de 1973/74 (Campeonato + Taça; e alcançou a meia-final da Taça das Taças). Em baixo, da esq. para a dir. - Tomé, Yazalde, Nélson, Márinho, Dinis; em cima, mesma ordem - Laranjeira, Manaca, Alhinho, Damas, Fraguito, Carlos Pereira.

sloct disse...

Confirmo em absoluto, 73/74. Eu tive este postal, e digo tive, infelizmente.

HY disse...

Só pode ser 73/74...e mais para o início da época, porque o Laranjeira e o fraguito sofreram lesões gravíssimas que levaram o Bastos e o Baltazar a fazer boa parte da época....

Francisco disse...

De 1973/74- Equipa tipo: Damas,Manaca,Bastos(Laranjeira);Alhinho;Carlos Pereira (ex técnico adjunto PB); Meio Campo:Nelson,Wagner (Fraguito) e Baltazar: Frente: Marinho, Yazalde e Dinis.Jogam também Chico Faria e Tomé
Campeões Nacionais e Vencedores da Taça ao Benfas por 2-1 com golos de Dinis (uma intercepção aos defesas centrais e um tiro de 35 metros e de Chico Faria. Inglória a perda da meia final com os Alemães de Leste do Marlsbourg. Grande jogo em Alvalade mas com resultado em 1-1. Na Alemanha primeira parte com 2-0 (e a aguardar a ligação da RTP)e na segunda fizemos o 2-1 e o Tomé falhou a 5-10 minutos do fim o 2-2 a 2 metros da baliza escancarada. Os Alemães viriam a ser os Vencedores da Taça das Taças.Eliminámos Cardiff, Sunderland, Zurique... Treinador: O nosso Pedro Gomes. Que saudadades desta equipa acho que foi 7-0 ao Oriental em Alvalade 8-0 em Marvila. Melhor título de jornal que alguma vez me lembro após uma vitória em Belém por 4-1.No jornal a Bola "Podem não ser violinos, mas sabem muita música".
Saudações Leoninas

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Francisco. Se me permite, gostaria de fazer algumas correcções aos seus comentários.
A equipa da ex-RDA que eliminou o Sporting nas meias-finais da Taça das Taças chamava-se Magdeburg.
Na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, que o Sporting venceu por 2-1, o Dinis não marcou nenhum golo. Os marcadores foram o Chico Faria e o Marinho, este já no prolongamento.
O treinador do Sporting da altura não era o Pedro Gomes, mas sim o Mário Lino.
O Sporting venceu o Oriental por 8-0 em Alvalade e por 7-0 em Marvila.
Aqui ficam as correcções. Obrigado pela participação. Um abraço.

Petinga disse...

E eu acrescentaria apenas que o Magdeburg venceu a final em Roterdao de maneira surpreendente contra o poderoso ACMilan por 2-0, tornando-se no único clube da DDR a vencer uma competicao europeia... é sempre interessante pensar como a História poderia ter sido escrita de outra forma se aquele golo do Tomé tivesse entrado. Mas que foi uma belíssima equipa, lá isso é verdade!

Saudacoes Leoninas e Parabéns pelo Blogue!!!

RFM disse...

Acho que tudo já aqui foi dito. Eu apenas acrescento..Ai que SAUDADES eu tenho Deste SPORTING.

sloct disse...

E não podemos esquecer uma peça muito importante na parte final dessa época, o Dé.

Davidinho disse...

E muito importante referir que nos dois jogos com os alemães ficaram de fora por lesões e castigos o Yazalde , o Fraguito , o Laranjeira , o Nelson , o Dinis (2ª mão)...