sábado, 20 de fevereiro de 2010

De Franceschi

Ivone de Franceschi, nascido a 1 de Janeiro de 1974, foi um futebolista italiano que jogou no Sporting durante uma temporada, mais concretamente, na época de 1999/2000, tendo deixado uma excelente impressão juntos dos adeptos sportinguistas, fruto das boas exibições realizadas durante aquela época.
Com efeito, De Franceschi era um jogador com uma boa técnica individual e dotado de um excelente pé esquerdo, que actuava como extremo esquerdo, bem "colado" à linha lateral, tornando-se perigoso quando embalava em velocidade até à linha de fundo, para aí servir os companheiros mais adiantados através de passes e cruzamentos bem medidos para a área adversária.
De Franceschi ingressou no Sporting em finais de Setembro de 1999, já com a época a decorrer, tendo-se estreado, de "leão ao peito", a 4 de Outubro de 1999, no Estádio José Alvaladeno, em jogo a contar para a 6ª jornada do campeonato, no qual o Sporting derrotou o Boavista por 2-0. De Franceschi entrou já na 2ª parte do encontro, substituindo o argentino Hanuch.
Desde logo, De Franceschi agarrou a titularidade na equipa leonina, não mais a largando até ao final da época, tendo sido o 10º jogador mais utilizado do plantel leonino, com 30 jogos realizados, 25 dos quais a contar para o campeonato, tendo marcado 3 golos. Na verdade, o avançado italiano acabou por se confirmar um excelente reforço, tendo tido um grande contributo para a excelente temporada realizada pelos "leões", a qual culminou com a conquista do Campeonato Nacional, ao fim de 18 anos de "jejum"!
Ao contrário do que seria de esperar, atendendo à excelente prestação tida pelo jogador italiano ao longo da época, De Franceschi acabou por abandonar o Sporting no final da temporada, estranhando-se que a Direcção leonina não tenha renovado o seu contrato, até porque se tratava de um jogador talentoso e ainda jovem (26 anos) com uma boa margem de progressão.
Apesar de só ter permanecido uma época em Alvalade, tal foi suficiente para De Franceschi deixar um rasto de simpatia e de admiração junto dos adeptos sportinguistas, fruto do profissionalismo revelado com a camisola leonina, qualidade esta muito apreciada por qualquer adepto e fundamental para que deixe saudades e recordações, quer junto do jogador que parte, quer junto dos que ficam.

5 comentários:

sloct disse...

A saída da "Maria Ivone", como era conhecido em certas franjas do antigo estádio foi uma estupidez de todo o tamanho. Se calhar não dava comissões.... a quem hoje aparece como moralista e paladino da honradez.

Davidinho disse...

Que grande jogador da bola.

Simples e discreto mas muito eficaz. Acabou a carreira com problemas cardiacos. Um dos meus idolos.


YYYYEEEEEEEÓÓ IVONE DE FRANCESCHI

Dingo disse...

Comparo o Ivone De Franceschi com o holandês que jogou nos New York Red Bulls em 2007 e 2008. Esse holandês, que havia jogado em Espanha, assim com também em pelo menos um dos clubes grandes da Holanda, jogava na ala esquerda, geralmente em 'tom' discreto, mas era dos pés dele que saiam a maioria dos passes para os avançados (neste caso o Juan Pablo Ángel, Jozy Altidore ou o Mike Magee).
Em ambos os casos (quer o Sporting em 2000, quer os N.Y. Red Bulls em 2008) os deixaram sair talvez por eles fazerem o seu trabalho duma forma... discreta.

Hugo Malcato disse...

Face a N investimentos para o pós-título (Sá Pinto, JVP,etc.), a direcção do SCP optou pela contratação de Alan Mahon pois era mais novo e vinha a custo zero para o SCP.

Curiosamente, antes dele chegar o SCP tentou a contratação de um avançado também italiano, Di Negro mas que foi abortada. Depois, chega um extremo esquerdo italiano, desconhecido do público em geral e os resultados foram os que se viram.

Recordo-me do jogo de inauguração em 2004 em que o De Franceschi veio a Alvalade com o Chievo, foi aplaudido de pé e ofereceu uma camisola a cada uma das claques do clube. Este é daqueles acarinhados e que sabe reconhecer o carinho.

sloct disse...

Chama-se a isso ser profissional, que é coisa que muitos dos meninos que hoje envergam a camisola desconhecem.