segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sporting 1978-79

Numa postagem de 15 de Junho de 2009, o Armazém Leonino fez referência a uma famosa e saudosa caderneta de cromos intitulada "Génios da Bola", referente à época de 1978/79. Nesse artigo apresentámos a capa da caderneta e descrevemos a constituição da equipa do Sporting nela reproduzida, assim como escrevemos alguns apontamentos relativos à época realizada pelo Sporting.
Hoje vamos apresentar a página 3 dessa caderneta, destinada aos jogadores do Sporting, a qual contém 15 cromos, em caricaturas da autoria de Juvenal (os 14 jogadores e o treinador leonino de então, o ex-jugoslavo Pavic), os quais podemos observar em baixo:

Relativamente à equipa presente na capa da caderneta (que os nossos amigos poderão (re)ver naquela postagem de 15 de Junho, através do marcador caricaturas), podemos verificar que somente o jogador Meneses é que não foi reproduzido para um cromo individual. Além disso, esta página apresenta 4 novos jogadores que não faziam parte daquele "onze titular", sendo, por isso, uma espécie de suplentes. São eles: Zezinho, Marinho, Baltazar e Barão.
Esta foi, de facto, uma colecção de cromos muito popular naquela época e recordo-me perfeitamente, como se fosse hoje, do entusiasmo e prazer com que a fiz, pois sempre gostei muito de caricaturas de jogadores, embora, nesse aspecto, Juvenal estivesse muitos furos abaixo de Francisco Zambujal, para mim, indiscutivelmente, o mestre dos mestres e o maior caricaturista desportivo de sempre.
Já agora e só para terminar, aproveito a oportunidade para comunicar que só me falta um cromo para completar esta colecção: o nº210 (o treinador do Barreirense, Manuel Oliveira). Se, por acaso, entre os inúmeros visitantes do Armazém Leonino, houver alguém que possua este cromo e me possa enviar uma digitalização do mesmo, eu ficaria muitíssimo agradecido.

14 comentários:

sloct disse...

Eu mando Alexandre, embora provavelmente só para a semana, porque não tenho a caderneta comigo.

Uma colecção magnífica, das minhas preferidas.

Anónimo disse...

CARICATURAS ESPECTACULARES. JÁ AGORA PODIAM POR TAMBÉM A OUTRA DE 78/79 DO ZELITO EM QUE OS CROMOS EM CARICATURA TEM FUNDO EM AZUL.

Anónimo disse...

Seguiu para o vosso e-mail o cromo do Manuel Oliveira.
Um abraço

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Vila Baleira. Muito obrigado pela oferta e pela amabilidade. Foi muito gentil da sua parte.
Um abraço e até breve. Alexandre.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Sloct. Agradeço a sua pronta disponibilidade para me enviar aquele cromo do Manuel Oliveira, mas como um amigo do Armazém Leonino mo enviou, já não é preciso enviar-me o cromo. Obrigado na mesma, caro amigo. Um abraço de amizade e até breve. Alexandre.

Anónimo disse...

Caro amigo Alexandre
O cromo foi enviado para o endereço de correio do Nuno Ramos.

Ricardo disse...

Boa tarde,

Gostaria de deixar aos administradores deste excelente blogue a seguinte nota.

Como sabem, o nosso ex-jogador Manoel atravessa um período difícil. O Jornal do Sporting, do qual sou assinante, chegou hoje à minha caixa do correio e traz, na sua última página, um texto sobre a carreira do jogador. Pois bem, esse texto é uma cópia, ipsis verbis, do vosso post sobre o Manoel, publicado no passado mês de Dezembro.

O Jornal do Sporting publicou esse texto sem fazer referência à fonte onde o foram buscar e é devido a esse facto, que eu vos queria alertar. Porque o seu a seu dono, como se costuma dizer.

Saudações leoninas,
Ricardo Fontoura
Sócio n.º 40687

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Ricardo. Agradeço a informação e o aviso. Sinceramente, não fazia ideia que um jornal com a antiguidade, a história e o prestígio do jornal Sporting pudesse fazer uma coisa dessas. Custa, de facto, a acreditar tal situação, pois não custava nada ao director ou a um dos seus jornalistas enviar um email a perguntar se poderiam publicar esse artigo com a indicação da respectiva fonte. Se calhar, vou mesmo escrever uma carta ao director do jornal Sporting, a manifestar-lhe a minha indignação e repúdio por esta situação lamentável de plágio. Pelos vistos, nem ao menos se deram ao trabalho de tentarem ser originais e de mudarem o texto. Enfim, hoje em dia já é de esperar tudo, não há a mínima vergonha, é o salve-se quem puder! Uma vez mais, obrigado pela sua chamada de atenção e até breve. Um abraço e saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

Anónimo disse...

REALMENTE COMO SPORTINGUISTA SINTO-ME TRISTE COM ESTE EPISÓDIO DO JORNAL. MAS O SPORTING NESTE MOMENTO TEM MUITA MALTA ROTA LÁ DENTRO, ESTE PROJECTO ROQUETE MUDOU MUITO E EM QUASE TUDO PARA PIOR O NOSSO SPORTING. COMEÇARAM LOGO POR ACABAR COM MODALIDADES HISTÓRICAS. ENFIM VAMOS MANDAR ESTES BANQUEROS FALIDOS PARA O LIXO.

sloct disse...

QUE VERGONHA. Sou assinante do jornal e fui agora ver o texto.
Isto anda mesmo ao sabor do vento.
Repito, e não me vou cansar de o repetir: QUE VERGONHA.

sloct disse...

E infelizmente escrever ao director do jornal é chover no molhado. O homem dos sete instrumentos....

O problema é quem quer tocar tantos instrumentos acaba por não tocar nenhum.

Leão Amarelo disse...

Realmente, ao que o nosso Sporting chegou...se calhar começa a ser a idade que me faz tolerar mal estas faltas de categoria desta gente que hoje comanda a máquina no Sporting Clube de Portugal...

ACF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ACF disse...

Tenham calma. Estas situações resolvem-se a bem e sem exaltações.

Não acho é correcto agora virem para aqui anónimos e pseudónimos a questionar a integridade e dignidade das pessoas sem as conhecerem de lado nenhum e sem coragem para lhes dizer as coisas na cara.



Saudações Leoninas.

André Carreira de Figueiredo