sexta-feira, 30 de abril de 2010

Colecção de cromos "Humor & Futebol" (1978-1979)

No início da temporada futebolística de 1978/79, a conhecida e popular editora de cromos Sorcácius, editou uma colecção original e inovadora para a época, denominada "Humor & Futebol", cujos cromos continham a foto do respectivo jogador acompanhada por uma pequena banda desenhada humorística alusiva ao futebol.
Cada uma das 16 equipas representadas na caderneta era constituída por 14 cromos, retratando os 11 jogadores de campo, o treinador, o emblema do clube e a foto (cromo maior) da respectiva equipa.
Esta colecção quis também homenagear, de forma inédita e original, a equipa do F.C. Porto, campeã nacional da temporada anterior (1977-78), através de 14 cromos que representavam o treinador campeão (José Maria Pedroto) e 13 jogadores portistas, utilizando, uma vez mais, o humor em formato de caricatura.
Apresentamos, a seguir, as duas páginas da caderneta contendo os cromos referentes à equipa do Sporting da época de 1978-79, cujos jogadores, aliás, transitaram todos da época anterior, à excepção do defesa central Zezinho, proveniente do Famalicão.

Contituição da equipa leonina reproduzida no cromo grande em cima.
De pé (da esquerda para a direita) - Keita, Freire, Laranjeira (cap.), Meneses, Barão e Botelho (g.r.).
Em baixo (mesma ordem) - Manoel, Inácio, Ademar, Ailton e Artur.

Curiosamente, a equipa presente naquele cromo grande diz respeito à temporada de 1977-78, cujo jogo, realizado a 18 de Março de 1978, no Campo António Coimbra da Mota, a contar para a 20ª jornada do campeonato, terminou com a vitória do Sporting, por 2-1, sobre o Estoril.
Esta equipa alinhou, no sistema táctico de 4x3x3, da seguinte forma: Botelho; Artur, Laranjeira, Meneses e Inácio; Barão, Ademar e Ailton; Freire, Manoel e Keita. É de notar, nesta formação, a ausência de Manuel Fernandes.
Os golos dos "leões" foram apontados por Keita e Manoel.

1 comentário:

Rui Moura disse...

Nunca sabia da existência de coisas tão engraçadas. Magnífico!

Abraços Leoninos e Gloriosos!