domingo, 2 de maio de 2010

Sporting - Vencedor da Taça das Taças (Hóquei em Patins - 1991)

Na época de 1990/91, a equipa de Hóquei em Patins do Sporting conquistava a sua 5ª e última (até ao momento) Taça Europeia da modalidade, vencendo a equipa italiana do Novara.
Anteriormente, já o Sporting havia conquistado 4 Taças Europeias de Hóquei em Patins, 3 das quais em cada uma das competições europeias da modalidade (Taça dos Campeões Europeus, em 1977, Taça das Taças, em 1981 e Taça CERS, em 1984). Em 1985, voltaria a vencer a Taça das Taças, fazendo finalmente o "tri" nesta competição, em 1991.
Com efeito, após uma vitória no jogo da 1ª mão em Novara, por 7-6, a equipa leonina voltaria a derrotar a equipa italiana, na 2ª mão, por 5-2, num "pavilhão" (?) (recinto construído por baixo da bancada nova do Estádio José Alvalade) a "rebentar pelas costuras".
Na verdade, eu tive o privilégio de assisitir a esta partida e fui um dos muitos (quantos milhares?) de adeptos que, com o seu apoio entusiástico e incansável, foram o "6º jogador" da equipa leonina, contribuindo, e muito, para catapultarem o Sporting para a vitória (com 12-8 no conjunto das duas mãos) e consequente conquista da 5ª Taça Europeia e 3ª Taça das Taças da sua História.
Apresentamos, a seguir, a foto dessa equipa leonina e dos seus 10 "bravos leões" que fizeram, uma vez mais, história na modalidade:

Em pé (da esquerda para a direita): Luis Rodrigues, Camané, Fanã, Leste, Zorro e Afonso Miranda.
Em baixo (mesma ordem): Campelo, Chambel (g.r.), Tristão Zenida (g.r.) e João Pedro.

2 comentários:

Rodrigues disse...

Estive lá! Tinha 11 anos e o ambiente foi inesquecível: bancadas lotadíssimas, muito ruído, máximo de fervor. Até fiquei no final do jogo a ver os italianos, todos cabisbaixos, a dirigirem-se para os balneários que ficavam atrás de uma das balizas, a que estava mais perto de onde me encontrava. São coisas que não se esquecem.
Apesar de tudo, o recinto do "pavilhão" era bem característico e, na minha opinião, bastante bonito - todo branco, a lembrar gelo.
Recordo-me que o Sporting nem tinha uma das melhores equipas nacionais naquela altura e que, se não estou em erro, ainda havia fiscais de baliza - pelo menos, as balizas ainda tinham os postes brancos e não o formato que têm hoje em dia.
Já estava na altura de relembrarem o último grande feito do hóquei patinado sportinguista. Parabéns.

Anónimo disse...

Sempre vamos ter hoquei este ano?