sexta-feira, 14 de maio de 2010

Oito treinadores do Sporting foram também seleccionadores nacionais.


Em quase 89 anos de História da Selecção Nacional A, desde a sua estreia, a 18 de Dezembro de 1921 (num jogo particular realizado em Madrid, contra a Espanha (derrota por 3-1)) até hoje, passaram pelo comando técnico da "equipa de todos nós" um total de 30 seleccionadores (incluindo uma comissão de selecção).
Destes 30 seleccionadores que orientaram a "selecção das quinas", 8 foram também treinadores do Sporting. Indicamos, a seguir (por ordem cronológica da sua 1ª passagem pela selecção), os nomes dessas 8 figuras ilustres do futebol português, as quais, com mais ou menos tempo de permanência, deixaram a sua marca de qualidade, quer ao serviço de Portugal, quer em representação do Sporting.

- Cândido de Oliveira: 31 jogos como seleccionador (8 vitórias, 9 empates e 14 derrotas); treinador campeão nacional pelo Sporting [épocas 1946/47 (fazendo dupla com Robert Kelly), 1947/48 e 1948/49].

- Tavares da Silva: 30 jogos como seleccionador (10 vitórias, 4 empates e 16 derrotas); treinador campeão nacional pelo Sporting [época 1953/54 (fazendo dupla com Joseph Szabo)].

- Fernando Vaz: 1 jogo como seleccionador (uma derrota); treinador campeão nacional pelo Sporting (época 1969/70).

- Armando Ferreira: 6 jogos como seleccionador (uma vitória, 1 empate e 4 derrotas); não foi campeão nacional como treinador do Sporting, mas foi campeão nacional como jogador.

- Juca: 40 jogos como seleccionador (17 vitórias, 9 empates e 14 derrotas); treinador campeão nacional pelo Sporting (época 1961/62) e também campeão nacional como jogador.

- Otto Glória: 7 jogos como seleccionador (3 vitórias, um empate e 3 derrotas) e 20 jogos como treinador de campo, sendo seleccionador, Manuel da Luz Afonso; treinador campeão nacional pelo Sporting (época 1965/66).

- Carlos Queirós: 23 jogos na sua 1ª passagem pela selecção (10 vitórias, 8 empates e 5 derrotas); não foi campeão nacional como treinador do Sporting.

- António Oliveira: 44 jogos como seleccionador (26 vitórias, 10 empates e 8 derrotas); não foi campeão nacional como jogador-treinador do Sporting, mas foi campeão nacional como jogador.

Notas: Fernando Peyroteo, um dos maiores avançados portugueses de todos os tempos e o maior goleador da História do Sporting e do futebol português também foi seleccionador nacional (2 jogos: duas derrotas). Como jogador, foi pentacampeão nacional pelos "leões", mas nunca chegou a treinar o Sporting.

Uma vez que está actualmente a decorrer a 2ª passagem de Carlos Queirós pelo comando técnico da Selecção Nacional A, decidimos apresentar, por enquanto, apenas os dados relativos à sua 1ª passagem pela selecção. Deixamos assim, para a altura própria, a apresentação final dos dados estatísticos relativos ao total de jogos efectuados por Carlos Queirós à frente da "equipa de todos nós".

3 comentários:

Dingo disse...

E o António Morais, assim como o Fernando Caiado não teriam sido seleccionadores nacionais?

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Dingo. O António Morais fazia parte, juntamente com Toni e José Augusto, da comissão técnica liderada pelo seleccionador Fernando Cabrita, que orientou a selecção que esteve presente no Campeonato da Europa de 1984, em França. O Fernando Caiado foi treinador adjunto de Otto Glória no Campeonato do Mundo de Inglaterra, em 1966, mas o seleccionador era Manuel da Luz Afonso. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas. Alexandre Ribeiro.

Dingo disse...

Entendido. Mencionei esses dois nomes porque sabia que tinham andado envolvidos nas equipas técnicas da Selecção Nacional. Como deve saber, não fiz nenhum trabalho de pesquisa para averiguar o nível de envolvimento que com a Nossa Selecção tiveram.

Um abraço.