sábado, 12 de junho de 2010

Oito Campeonatos Nacionais conquistados pelos "leões" em ano de Campeonato do Mundo.



Teve ontem (dia 11 de Julho de 2010) início a 19ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol que, pela 1ª vez na sua História, se realiza no Continente Africano, mais concretamente na África do Sul. A propósito da maior competição mundial a nível de selecções, o Armazém Leonino apresenta hoje um paralelismo curioso entre o "Mundial" de Futebol e o Sporting, estabelecendo uma relação entre as várias edições daquela competição e os títulos alcançados pelo clube leonino.
Dos 18 títulos de Campeão Nacional de Futebol que o Sporting conquistou até hoje, 8 deles (cerca de 44% do total) foram obtidos em anos de realização do Campeonato do Mundo de Futebol. Desses 8 títulos, 6 foram conquistados com um intervalo exacto de 4 anos entre eles.

Equipa leonina campeã nacional - 1954.

Com efeito, o Sporting sagrou-se Campeão Nacional em 1954 ("Mundial" da Suíça, ganho pela Alemanha), 1958 ("Mundial" da Suécia, ganho pelo Brasil), 1962 ("Mundial" do Chile, ganho pelo Brasil), 1966 ("Mundial" da Inglaterra, conquistado pela selecção inglesa), 1970 ("Mundial" do México, ganho pelo Brasil), 1974 ("Mundial" da Alemanha, conquistado pela selecção alemã), 1982 ("Mundial" de Espanha, ganho pela Itália) e 2002 ("Mundial da Coreia do Sul/Japão, ganho pelo Brasil).

Equipa leonina campeã nacional - 1958.

Registe-se o facto de, quer nestas 8 edições do "Mundial", quer, inclusivamente, em todas as 18 edições até agora realizadas, nunca uma selecção europeia ter conseguido ganhar um "Mundial" fora da Europa, enquanto que somente o Brasil conseguiu triunfar fora do seu continente (América do Sul), vencendo na Europa (Suécia, em 1958), nos Estados Unidos da América, em 1994 e na Ásia (Coreia do Sul/Japão, em 2002).

Equipa leonina campeã nacional - 1962.

Será que, uma vez mais, o "escrete canarinho" voltará a vencer fora do seu continente, desta vez na África do Sul? E será que consegue conquistar o hexa, após o penta alcançado no "Mundial" de 2002, que lhe permite ser a selecção com mais títulos alcançados até hoje?
Equipa leonina campeã nacional - 1966.

Quanto ao Sporting, esperamos que volte a ser campeão nacional antes de 2014 (ano do próximo "Mundial"), de preferência, já em 2011. É esse o desejo e a esperança de todos os sportinguistas que já não festejam a conquista do campeonato nacional desde 2002, ano do penta do Brasil!

Plantel leonino campeão nacional - 1970.

Outro facto curioso, que as 18 edições do "Mundial" até hoje realizadas (10 disputadas na Europa) encerram, é o de se verificar, até agora, um empate em termos de número de vitórias, entre o continente sul-americano e o continente europeu, com 9 vitórias para as selecções sul-americanas (5 para o Brasil, duas para a Argentina e duas para o Uruguai) e 9 vitórias para as selecções europeias (4 para a Itália, 3 para a Alemanha, uma para a Inglaterra e uma para a França).

Equipa leonina campeã nacional - 1974.

Quem desempatará a seu favor, em maior número de títulos mundiais conquistados, a América do Sul ou a Europa? E será que, finalmente, uma selecção europeia consegue vencer um "Mundial" fora do continente europeu?
Equipa leonina campeã nacional - 1982.

Enfim, várias interrogações e muitos motivos de interesse não faltam em torno do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010, sem dúvida, o maior espectáculo desportivo mundial, a par dos Jogos Olímpicos.

Equipa leonina campeã nacional - 2002.

Finalmente, para terminar, falta apenas formular votos de felicidade e de sucesso para Portugal, desejando que consiga igualar, pelo menos, a melhor classificação de sempre de uma Selecção Nacional em "Mundiais", o 3º lugar conquistado pelos "Magriços" no "Mundial" de Inglaterra, em 1966. Tal já seria um enorme feito, mas claro que, no fundo, existe sempre a expectativa de chegarmos à final do Campeonato do Mundo. Boa sorte, Portugal!

2 comentários:

Artur disse...

Em 2010 um honroso 4ºlugar.

João disse...

Fica para 2014...

Saudações Leoninas