quarta-feira, 21 de julho de 2010

Equipa do Odivelas FC (1973)


Uma vez mais, chegou-me às mãos uma imagem do clube da minha terra, o Sporting é uma paixão, porém, não fico indiferente ao Odivelas Futebol Clube, são raízes que se criam e é sempre o nosso 2º clube, inclusive, na época de 1986/87 o Odivelas FC proporcionou-me grandes alegrias e amizades quando lá joguei no escalão de Iniciados! Esta foto foi-me enviada pelo amigo Gonçalo Eusébio, um assíduo visitante do Armazém e que colabora com constantes comentários muito úteis. Obrigado Gonçalo! Este cromo do Odivelas saiu nas "Pastilhas Paju de 73". Podemos verificar nesta imagem alguns jogadores que passaram pelas camadas jovens do Sporting, sendo eles, José Carlos e Marcelino. Também consta nesta imagem o pai (Eduardo, 2º da esq. da fila de cima) do guarda-redes Paulo Santos que também jogou nas camadas jovens do Sporting. 

22 comentários:

Gonçalo disse...

Eu é que agradeço divulgares aqui um clube que actualmente sobrevive ligado à máquina.

Na legenda os nomes Santana e Adão estão trocados, o José Carlos formado no Sporting não conheço, desses anos só conheço o José Carlos Mateus, o Marcelino realmente parece-me o jogador dos juniores do Sporting na foto abaixo com o Jorge Jesus e o Miguel Quaresma.
O Paulo Santos começou no Odivelas depois é que foi para o Sporting.
Dessa época de 73-74 há ainda estes jogadores: Norton (g.r.), João Carlos, Rosário,Quim e Raul.
Outro dia estive a ver no Record fichas de jogos desses anos e há uma também de 73 de um Tramagal - Odivelas que vou também tentar mandar-te, jogava no Tramagal o Marco Aurélio, um brasileiro que depois foi contratado pelo F.C.Porto.

Outras curiosidades são de esse cromo se referir a um jogo com o U.Montemor, também tenho o cromo deles onde jogava com 40 e tal anos o lendário Dinis Vital do Setúbal e Lus.Évora!
Outro jogador com idade já muito avançada para o futebol que jogou nesse campo foi o Matateu por volta de 1970 pelo Amora!
Campo Diogo José Gomes em homenagem a um antigo guarda-redes do Odivelas morto durante um jogo com o Caneças. O campo já não existe mas ficou no local a entrada principal com a placa de modo a manter essa homenagem!

Dingo disse...

O Sporting está nos EUA. Dentro de momentos começa a conferência de imprensa relativa ao torneio que vão disputar (Barkleys Football Challenge) aqui na Red Bull Arena.

http://redbullsreader.wordpress.com/2010/07/20/barclays-new-york-challenge-press-conference-to-be-streamed-live/

Clique em "CLICK HERE TO ACCESS THE STREAM" — começa por volta das 18.45, horas de Portugal, aqui 13.45. Pelo Sporting vão falar Paulo Sérgio e Carriço.

sloct disse...

Que grande cromo!
Gonçalo, o Matateu em 70/71 ainda jogou no Desp. Chaves.

Houve um José Carlos no Sporting, que foi das camadas jovens nos começos da década de 60, não sei se poderá ser este. O José Carlos Mateus não é.
E o que é que sabes sobre o Alfredo II? É que a cara não me é desconhecida, pode ter sido um tipo que passou pelo Belenenses.
E é curioso ver o Tiago sem bigode, eheheheh

Gonçalo disse...

Sim o José Carlos Mateus não tinha aquele aspecto, parece mais o Artur, estas legendas não eram muito fiáveis. O José Carlos Mateus aparece na "Futebol em Movimento" no cromo do Malveira na Tapadinha, 80-81 portanto.
O Alfredo II não me diz nada,o do Belenenses já ouvi falar nele mas não lhe conheço a cara, jogou com o Quinito, e o Godinho não foi? Daí só conheço o Tiago, o Alfredo g.r.,Eduardo e o Adão um fantástico jogador parecido com o Jacinto João que deixou o futebol cedo além de ter sérios problemas com o alcoól.

NUNO RAMOS disse...

Eu conheço pessoalmente o José Carlos mateus, e também fiquei na dúvida se realmente era ele, mesmo assim arrisquei escrever que ele jogou no Sporting, porque efectivamente o JC Mateus jogou lá. Mas olhando bem a este José Carlos não é nada parecido, este até parece ser africano, pró mulato.

Gonçalo disse...

Exacto Nuno o José Carlos Mateus jogou no Sporting, não sei mesmo se não terá jogado nas reservas, nesses tempos os clubes dos arredores de Lisboa beneficiavam com jogadores de grande qualidade vindos de clubes grandes.Conheço ainda outro J.C.Mateus na formação do Sporting, o filho do Mário Mateus "Marinho" e irmão do Mário Tito Mateus.

Sloct tens toda a razão, o Alfredo aparece no Belenenses na espectacular colecção da A.P.R. de 67-68.É mesmo ele não há dúvida!

Dingo disse...

Gostava de perguntar se alguém tem o cromo do C.S. Marítimo dessa colecção Páju, ou se me podem dizer onde o encontrar.

Foi um dos primeiros cromos que, nos tempos de criança, às mãos me veio parar.

Obrigado

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Dingo. O Armazém Leonino possui esse cromo (nº44) da equipa do Marítimo. Deixe-nos o seu email que nós teremos todo o gosto em enviar-lhe uma digitalização desse cromo. Até breve e um abraço. Saudações leoninas!

Dingo disse...

Amigo Alexandre,

Muito obrigado. Já lhe envie o meu e-mail para o seu e-mail.

Desde já, muito obrigado, e até breve,
Dingo

Pai da Leoa disse...

O velhinho Diogo José Gomes, ainda mais "antiquado" do que quando comecei a ir para escola, em Odivelas, em 1981...

...morei 30 anos e meio em Famões e quando fui para a Preparatória para a Vila (subiu a cidade, a 13-7-90), comecei a ter noção do que era o Grande Odivelas FC...

...mas no D J Gomes, vi o caminho para o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão, em 92-93, que vi conquistar nas C. Rainha, dno Domingo, 4 de Julho... 0-0, na final, ante o União de Coimbra, nada no prolongamento e nas g.p.´s:

-UC falha, pois o Pedro defende
-Odivelas 1-0
-UC falha, pois o Pedro defende
-Odivelas 2-0
-UC falha, pois o Pedro defende
-Odivelas 3-0

CAMPEÕES CAMPEÕES CAMPEÕES

Saudades...

Nota: no local do DJG já nasceram prédios?!!? Ou é estacionamento do edifício da Câmara?

A tal entrada que mantiveram, é aquela que deita para a rua empinada, de sentido único, certo?

Abraço amigo, daqui do Concelho da Figª da Foz.

Henrique

Pai da Leoa disse...

Ah, em 83/84, vi no DJG, um OFC 0 Belém 0, quando o Jimmy Melia, fez os azuis regressarem ao escalão maior...

...campo a abarrotar!!!

Em 84/85, vi inúmeros jogos, na época da descida...

...era a 2ª Divisão Zona Sul...

...o avançado Rui Abibe, morava na rua dos meus tios em Famões...

...lembro-me do Pérides...

...dos GR Ulisses e Lima, salvo erro...

...oh tempo, volta pra trás....

Gonçalo disse...

É isso Pai da Leoa, grandes memórias eu lembro-me bem dessa final nas Caldas, o U.Coimbra não perdeu qualquer jogo mesmo esse perdeu nos penalties e era o grande favorito, os jornais sempre a denegrir o Odivelas que só jogava bem no "quintal" que foi por causa disso que tinham eliminado o Salgueiros blábaláblá...Foram anos e anos de desculpas de o campo ser acanhado, esquecem-se esses "inteligentes" que só ganhando em casa não chega, lembro-me do Amora treinado pelo jorge Jesus na Divisão de honra que salvo erro não perdeu nenhum jogo em casa e desceu. Mas muitos adeptos do Odivelas sempre gostaram de dar tiros nos pés talvez porque sempre preferiram Benfica ou Sporting...

Essa final foi num campo grande e relvado e não jogou o Paulo Vida que já tinha assinado pelo Benfica e não quis arriscar uma lesão.
Pode ver a ficha desse jogo aqui no meu blog:

http://nomesnumerosfutebol.blogspot.com/search?updated-max=2009-01-22T18%3A26%3A00Z&max-results=7

Gonçalo disse...

Só para acrescentar, no local onde era o campo está o Jardim da Música com o Centro de Exposições de Lisboa e Vale do tejo, também ficou para aquela zona projectado o novo Pavilhão que a cidade bem precisa.Acho que aquela zona foi bem aproveitada e recuperada. Eu estimo o passado mas não sou muito saudosista,os clubes e os sócios merecem ter sempre melhores condições, de facto esse campo era muito pequeno, o do At.Cacém ou o do Loures ainda são mais apenas se tornaram sintécticos. Não é por causa das dimensões de um campo que as equipas são melhores ou não.

Um abraço
Gonçalo

sloct disse...

O Ulisses, gr, foi meu colega de turma no liceu vários anos seguidos.
Fez as camadas jovens no Casa Pia, onde jogou com os manos Carlos e Pedro Xavier, e era um atleta notável, vi-o saltar 1m95 no salto em altura, numa brincadeira de liceu, num tempo em que os nossos melhores especialistas raramente passavam os 2m,

Gonçalo disse...

1.95m??? No Liceu ????? E não foi para o Atletismo?!
Saltou de algum trampolim?!

Há mulheres que não saltam isso numa final Olímpica e agora no Europeu vai ser o mesmo e medem quase todas mais de 1.80m, nem falo da Blanka Vlasic que mede 1.95m.
No Atletismo com um treinador e equipamento esse fulano chegava aos 2.30m sem problemas!
Em Portugal para se passar os 2m foi o cabo do trabalhos creio que até foi o treinador do Nélson Évora, o João Ganso o primeiro a conseguir essa marca.Foi ele ou o António Vermelhudo não sei ao certo.

Pai da Leoa disse...

O Paulo Vida, não jogou essa final, pois na 2ª fase, no jogo ante o Lourinhanense, em Odivelas (derrota por 3-2, salvo erro), ele foi expulso... apanhou 2 jogos, pelo menos... um foi em Salir, onde a vitória odivelense, permitiu a ida à final e nas Caldas, também não dava para ele jogar...

...penso que a cena foi mais essa, do que o receio da lesão... bem, os lamps só pagaram a transferência, "n" anos depois, com o empurrão do Tribunal... pobre P. Vida, se tem dito "sim" ao S. Cintra, ainda tinha vingado em Alvalade... mas optou pelos corruptos e nunca teve hipótese de brilhar... o irmão dele, o Valentim, foi da minha turma no 9º ano (86/87).

A minha maior admiração, foi o Odivelas ter ganho essa série E da 3ª Divisão, quando não havia ainda Série Açores... ou seja, das 16 equipas, mais de 50%, eram dos arquipélagos, com o problema que é, lá pontuar... quanto mais ganhar!!!

sloct disse...

Gonçalo, não tenho a certeza mas creio que o primeiro a passar 2m em Portugal foi o Tavares Alves, mas posso ver ao certo, o Ganso duvido muito que tenha sido, não tinha pedalada para tanto.
O Ulisses só gostava de duas coisas, futebol e miúdas, mas tinha jeito para qualquer desporto, basquetebol e voleibol pelo menos, e tocava no aro do cesto de basquetebol aos 16/17 anos.
Sabias que o Michael Cooper, que jogou na NBA nos Lakers do Magic, foi fazer uma brincadeira no salto em altura e saltou 2m27?
Ou que um outro menos conhecido, Charlie Ward, que por acaso também podia ter sido profissional de futebol americano, saltou 8m26 em comprimentos?
O atletismo tem esse dado curioso, é que há muitos atletas doutras modalidades que fazem coisas muito engraçadas quando resolvem ir fazer uma perninha.

sloct disse...

Pai da Leoa, esse Valentim não jogou também futebol?

Pai da Leoa disse...

Sloct;

o Valentim era triplista!

Aliás, em 1987, foi campeão nacional de triplo salto, em Juvenis, ou Juniores... nós tínhamos 15... ele devia ter + 1 ano... é capaz de ter sido Juvenis.

Valentim Vida Semedo Varela

Pai da Leoa disse...

O Ganso, foi meu professor de Educ.Física, na Esc. Secundária da Ramada...

...ora bem, foi no meu 11º ano, em 1989/1990,

sloct disse...

Pai da Leoa,

Não, esse Valentim não conheço, poderia ser outro que jogou futebol no Atlético, mas já vi que não é.

E já temos o primeiro torneio da época.

Pai da Leoa disse...

Importante, até por questões de prestígio e motivação.