terça-feira, 13 de julho de 2010

Os 5 guarda-redes mais jovens na estreia da baliza leonina.

Até hoje, foram 5 os guarda-redes leoninos que se estrearam oficialmente na equipa principal sénior do Sporting com menos de 20 anos. O "top five" dos mais jovens estreantes nas balizas leoninas é liderado por Carlos Gomes, um dos maiores guardiões leoninos da História do Sporting e o melhor da década de 50. Eis os 5 magníficos "caloiros" das redes leoninas:

- CARLOS GOMES (estreia, em Braga, a 8 de Outubro de 1950; Sporting Braga - 2 / Sporting - 3): Tinha 18 anos e 263 dias; Jogou durante 8 épocas de "leão ao peito".
- RUI PATRÍCIO (estreia, no Estádio dos Barreiros, a 19 de Novembro de 2006; Marítimo - 0 / Sporting - 1): Tinha 18 anos e 277 dias (mais 15 dias em relação a Carlos Gomes).
- SÉRGIO LOURO (estreia, em Famalicão, a 6 de Janeiro de 1985; Famalicão - 2 / Sporting - 4): Tinha 19 anos e 3 dias; Esteve 3 épocas (intercaladas) em Alvalade e nunca conquistou a titularidade da baliza leonina.
- VÍTOR DAMAS (estreia, no Estádio José Alvalade, a 12 de Fevereiro de 1967; Sporting - 2 / F.C. Porto - 2): Tinha 19 anos e 127 dias; Damas, o maior guarda-redes leonino de todos os tempos, detém o recorde de longevidade como guarda-redes do Sporting, tendo-se despedido da baliza leonina já com 41 anos, a 27 de Novembro de 1988, no Estádio do Fontelo (Viseu), no jogo Ac. Viseu - 2 / Sporting - 2.
- RUI CORREIA (estreia, no Estádio José Alvalade, a 23 de Agosto de 1987; Sporting - 4 / Rio Ave - 1): Tinha 19 anos e 305 dias; Jogou apenas durante uma época de "leão ao peito", intercalando a titularidade da baliza leonina com Damas e Vital.
Conforme se pode verificar, Rui Patrício, o actual guarda-redes titular do Sporting, foi o único que não sofreu golos na estreia na baliza leonina. Para isso contribuiu o facto de ter defendido uma grande penalidade no seu jogo de estreia diante do Marítimo, no Estádio dos Barreiros, no Funchal.
Qualquer uma destas 5 marcas, dada a sua precocidade, não é fácil de igualar, pois torna-se difícil um jovem guarda-redes saído do escalão júnior ascender à equipa principal, quanto mais afirmar-se logo titular da baliza. Nos últimos 20 anos, na baliza leonina, surgiram apenas 2 guarda-redes nestas condições: Nélson e Rui Patrício.

1 comentário:

Bin Laden disse...

Dois Gigantes, dois ao lado e um franguício! que saudades dum GRANDE guarda-redes...