quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sporting lidera o "ranking" nacional do total de títulos conquistados em 7 modalidades.

Nos últimos anos, devido às muitas conquistas alcançadas em matéria de competições futebolísticas, o F.C. Porto tem vindo a aproximar-se, cada vez mais, do Benfica no que diz respeito ao total de troféus conquistados nesta modalidade, tendo ultrapassado há muito o Sporting neste particular.
À partida para a época de 2010/11, o Benfica totalizava 67 troféus contra 66 do F.C. Porto, contando já com a Supertaça "Cândido de Oliveira" ganha pelos portistas em Agosto de 2010. O Sporting contabiliza apenas 45 troféus, estando, em termos futebolísticos, muito distante dos seus rivais.
Durante a época que recentemente terminou, esta disputa entre "dragões" e "águias" atingiu o seu auge, tendo o F.C. Porto acabado por ultrapassar o Benfica pela diferença mínima, ao vencer o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Liga Europa. O F.C. Porto passou assim a contabilizar 69 troféus e o Benfica, vencendo apenas a Taça da Liga, ficou-se pelos 68.
Desde logo, a polémica reacendeu-se, pois os benfiquistas alegam que a Taça Latina, conquistada em 1950, também deve ser tida em conta nesta contagem.
O Armazém Leonino não vai entrar obviamente nesta discussão, pois tal assunto está fora do âmbito deste espaço leonino, mas a propósito desta disputa estatística/futebolística entre portistas e benfiquistas, lembrámo-nos de efectuar uma pesquisa a respeito do total de títulos (campeonatos nacionais masculinos) alcançados pelos "três grandes" em 7 modalidades, que são, provavelmente, as que têm mais praticantes e adeptos em Portugal: Futebol, Atletismo, Futsal, Hóquei em Patins, Basquetebol, Andebol e Voleibol.
Indicamos, a seguir, o número de títulos nacionais alcançados pelos "três grandes" em cada uma destas 7 modalidades.

CAMPEONATOS NACIONAIS CONQUISTADOS (modalidades por ordem alfabética): SPORTING (SCP) ; BENFICA (SLB) ; F.C. PORTO (FCP)


ANDEBOL: SCP - 17 ; SLB - 7 ; FCP - 16

ATLETISMO (pista ao ar livre): SCP - 48 ; SLB - 22 ; FCP - 2

BASQUETEBOL: SCP - 8 ; SLB - 22 ; FCP - 11

FUTEBOL (*): SCP - 18 ; SLB - 32 ; FCP - 25

FUTSAL: SCP - 10 ; SLB - 5 ; FCP - 0

HÓQUEI EM PATINS: SCP - 7 ; SLB - 20 ; FCP - 20

VOLEIBOL: SCP - 5 ; SLB - 3 ; FCP - 9

TOTAL: SCP - 113 ; SLB - 111 ; FCP - 83

(*) Nesta contagem incluímos o Campeonato da I Liga (3 edições ganhas pelo Benfica e uma ganha pelo F.C. Porto).

Da observação destes dados, constata-se que o Sporting é o clube que tem mais campeonatos nacionais conquistados no conjunto das 7 modalidades, totalizando 113 títulos, contra 111 do Benfica e 83 do F.C. Porto. Esta contabilidade prova, uma vez mais, e se dúvidas ainda houvesse, que o Sporting continua a ser a maior potência desportiva nacional.
Contudo, tal conclusão não invalida que reconheçamos que o Sporting tem andado muito por baixo no que diz respeito sobretudo ao futebol. É, pois, fundamental e urgente para o futebol português e para o prestígio do próprio futebol leonino, que o Sporting volte, já na próxima época, a ser forte e grande também no futebol, como o foi em tempos não muito recuados, mas há já demasiado tempo afastado dos títulos nacionais, para um clube com a tradição, historial e grandeza do Sporting.

6 comentários:

Guilherme disse...

Boa noite,

Sou o administrador do site www.ronaldo7.net e gostaria de saber se estão interessados numa parceria com troca de links entre os nossos sites. Se possivel, agradecia que resposta possa ser dada para o e-mail: admin@ronaldo7.net

Desde já obrigado,

Guilherme

CARLOS disse...

SÓ UMA RETIFICAÇÃO NO ANDEBOL O SPORTING NÃO TEM 17, MAS SIM 19, PORQUE O SPORTING VENCEU DOIS TITULOS NA DIVISÃO DE ELITE QUE FORAM EQUIPARADOS AOS TITULOS DA LIGA, SENDO ASSIM O SPORTING TEM 19 CAMPEONATOS NO ANDEBOL E NÃO 17. mAS A DIFERENÇA AINDA É MAIOR QUANDO A ESSES DESPORTOS JUNTAMOS: TÉNIS DE MESA EM QUE O SPORTING TEM 31, BENFICA 24 E PORTO 0. LUTAS AMADORAS 15 SCP, 3 SLB, O FCP. BOXE 13 SCP,2 SLB E 3 OU 4 FCP. E MUITO MAIS.

JLK disse...

E na petanca e no chilrro e no carolo não têm nada?
Só uma liga dos campeões vale mais que tudo isso!

CARLOS disse...

PARA O JLK, CARO AMIGO NÃO ME INTERESSA O QUE PESSOAS SEM CULTURA DESPORTIVA E DA OUTRA POSSAM DIZER. PURA E SIMPLESMENTE IGNORO PESSOAS SEM CULTURA.

JKL disse...

Desculpe, Sr.Visconde Carlos

Anónimo disse...

O Sporting Clube de Portugal é a força desportiva mais forte e abrangente (eclética) do país e até do mundo (sem megalómanias...)!
Os factos provam-no! Estamos à alguns anos fora da luta pelo título por erros próprios, mas também por aqueles que, por infelicidade erram mais vezes contra o SCP. À cerca de 3 anos não fomos campeões, por o Ronny do P.Ferreira ter marcado um golo com a mão (em Alvalade) e que toda a gente viu... Menos o trio de arbitragem! Se esse golo fosse invalidado (como devia) O Sporting e Paulo Bento teriam sido Campeões!
Por que é que os sportinguistas nao falam disto! Saudações Leoninas. OldLionKing.