quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sporting lidera o "ranking" nacional do total de títulos conquistados em 7 modalidades.

Nos últimos anos, devido às muitas conquistas alcançadas em matéria de competições futebolísticas, o F.C. Porto tem vindo a aproximar-se, cada vez mais, do Benfica no que diz respeito ao total de troféus conquistados nesta modalidade, tendo ultrapassado há muito o Sporting neste particular.
À partida para a época de 2010/11, o Benfica totalizava 67 troféus contra 66 do F.C. Porto, contando já com a Supertaça "Cândido de Oliveira" ganha pelos portistas em Agosto de 2010. O Sporting contabiliza apenas 45 troféus, estando, em termos futebolísticos, muito distante dos seus rivais.
Durante a época que recentemente terminou, esta disputa entre "dragões" e "águias" atingiu o seu auge, tendo o F.C. Porto acabado por ultrapassar o Benfica pela diferença mínima, ao vencer o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Liga Europa. O F.C. Porto passou assim a contabilizar 69 troféus e o Benfica, vencendo apenas a Taça da Liga, ficou-se pelos 68.
Desde logo, a polémica reacendeu-se, pois os benfiquistas alegam que a Taça Latina, conquistada em 1950, também deve ser tida em conta nesta contagem.
O Armazém Leonino não vai entrar obviamente nesta discussão, pois tal assunto está fora do âmbito deste espaço leonino, mas a propósito desta disputa estatística/futebolística entre portistas e benfiquistas, lembrámo-nos de efectuar uma pesquisa a respeito do total de títulos (campeonatos nacionais masculinos) alcançados pelos "três grandes" em 7 modalidades, que são, provavelmente, as que têm mais praticantes e adeptos em Portugal: Futebol, Atletismo, Futsal, Hóquei em Patins, Basquetebol, Andebol e Voleibol.
Indicamos, a seguir, o número de títulos nacionais alcançados pelos "três grandes" em cada uma destas 7 modalidades.

CAMPEONATOS NACIONAIS CONQUISTADOS (modalidades por ordem alfabética): SPORTING (SCP) ; BENFICA (SLB) ; F.C. PORTO (FCP)


ANDEBOL: SCP - 17 ; SLB - 7 ; FCP - 16

ATLETISMO (pista ao ar livre): SCP - 48 ; SLB - 22 ; FCP - 2

BASQUETEBOL: SCP - 8 ; SLB - 22 ; FCP - 11

FUTEBOL (*): SCP - 18 ; SLB - 32 ; FCP - 25

FUTSAL: SCP - 10 ; SLB - 5 ; FCP - 0

HÓQUEI EM PATINS: SCP - 7 ; SLB - 20 ; FCP - 20

VOLEIBOL: SCP - 5 ; SLB - 3 ; FCP - 9

TOTAL: SCP - 113 ; SLB - 111 ; FCP - 83

(*) Nesta contagem incluímos o Campeonato da I Liga (3 edições ganhas pelo Benfica e uma ganha pelo F.C. Porto).

Da observação destes dados, constata-se que o Sporting é o clube que tem mais campeonatos nacionais conquistados no conjunto das 7 modalidades, totalizando 113 títulos, contra 111 do Benfica e 83 do F.C. Porto. Esta contabilidade prova, uma vez mais, e se dúvidas ainda houvesse, que o Sporting continua a ser a maior potência desportiva nacional.
Contudo, tal conclusão não invalida que reconheçamos que o Sporting tem andado muito por baixo no que diz respeito sobretudo ao futebol. É, pois, fundamental e urgente para o futebol português e para o prestígio do próprio futebol leonino, que o Sporting volte, já na próxima época, a ser forte e grande também no futebol, como o foi em tempos não muito recuados, mas há já demasiado tempo afastado dos títulos nacionais, para um clube com a tradição, historial e grandeza do Sporting.

9 comentários:

Guilherme disse...

Boa noite,

Sou o administrador do site www.ronaldo7.net e gostaria de saber se estão interessados numa parceria com troca de links entre os nossos sites. Se possivel, agradecia que resposta possa ser dada para o e-mail: admin@ronaldo7.net

Desde já obrigado,

Guilherme

CARLOS disse...

SÓ UMA RETIFICAÇÃO NO ANDEBOL O SPORTING NÃO TEM 17, MAS SIM 19, PORQUE O SPORTING VENCEU DOIS TITULOS NA DIVISÃO DE ELITE QUE FORAM EQUIPARADOS AOS TITULOS DA LIGA, SENDO ASSIM O SPORTING TEM 19 CAMPEONATOS NO ANDEBOL E NÃO 17. mAS A DIFERENÇA AINDA É MAIOR QUANDO A ESSES DESPORTOS JUNTAMOS: TÉNIS DE MESA EM QUE O SPORTING TEM 31, BENFICA 24 E PORTO 0. LUTAS AMADORAS 15 SCP, 3 SLB, O FCP. BOXE 13 SCP,2 SLB E 3 OU 4 FCP. E MUITO MAIS.

JLK disse...

E na petanca e no chilrro e no carolo não têm nada?
Só uma liga dos campeões vale mais que tudo isso!

CARLOS disse...

PARA O JLK, CARO AMIGO NÃO ME INTERESSA O QUE PESSOAS SEM CULTURA DESPORTIVA E DA OUTRA POSSAM DIZER. PURA E SIMPLESMENTE IGNORO PESSOAS SEM CULTURA.

JKL disse...

Desculpe, Sr.Visconde Carlos

Anónimo disse...

O Sporting Clube de Portugal é a força desportiva mais forte e abrangente (eclética) do país e até do mundo (sem megalómanias...)!
Os factos provam-no! Estamos à alguns anos fora da luta pelo título por erros próprios, mas também por aqueles que, por infelicidade erram mais vezes contra o SCP. À cerca de 3 anos não fomos campeões, por o Ronny do P.Ferreira ter marcado um golo com a mão (em Alvalade) e que toda a gente viu... Menos o trio de arbitragem! Se esse golo fosse invalidado (como devia) O Sporting e Paulo Bento teriam sido Campeões!
Por que é que os sportinguistas nao falam disto! Saudações Leoninas. OldLionKing.

Manuel disse...

Boas tardes

O JLK deve ser como outros vermelhos de palas!
quando a verdade sai á rua, vem com a historia dos berlindes! urra que essa raça não presta mesmo!
Contra factos que argumentos quer apresentar?
Ainda por cima o editor ainda confirma os maus momentos no futebol senior! os vermelhos são mesmo.... vermelhos! enfim......

RCOSTA disse...

Está na altura de fazer uma atualização dos dados, ou agora já não interessa? É que está publicação já tem muitos anos e o Sporting já deve ter mais 50 titalos

Unknown disse...

Faz esa actualizacao ahora em 2021 haver quem tem mais