sábado, 23 de julho de 2011

Temporada de 1949-50: Uma época em branco entre o tri e o tetra leoninos.

A temporada de 1949/50 fica assinalada na História do futebol leonino como a época em que o Sporting se viu privado do valioso e inestimável contributo do fantástico avançado Peyroteo, o maior goleador da História do futebol português que representou o clube leonino ao longo de 12 anos (1937-1949), terminando a carreira de futebolista aos 31 anos.
Para colmatar a ausência de Peyroteo, o Sporting contratou Mário Wilson que, embora não tenha feito esquecer aquele mítico avançado - pois tal seria quase impossível! - conseguiu ainda assim, no total das duas temporadas de "leão ao peito", marcar 37 golos (23 golos na 1ª época - melhor marcador leonino; 14 golos na 2ª época).
A época de 1949/50 fica igualmente assinalada na História do futebol leonino como uma temporada de "jejum" em matéria de títulos nacionais, a qual se interpôs entre a  conquista do "tri" e do "tetra" leoninos, impedindo, assim, a conquista, por parte do Sporting, de 8 títulos nacionais consecutivos!
Com efeito, apesar do abandono precoce de Peyroteo e dessa temporada mais discreta, continuava-se a viver a época áurea e inigualável dos "Cinco Violinos", cujas equipas leoninas marcaram uma era de hegemonia na História do Futebol em Portugal.
O Armazém Leonino apresenta, a seguir, uma belíssima foto (tirada no Estádio Nacional) de uma equipa leonina da época de 1949/50, na qual podemos identificar apenas "Quatro Violinos" e Mário Wilson, entre outros grandes jogadores, nomeadamente, aqueles que ocupavam posições mais recuadas no terreno, mas não menos importantes.
Na segunda foto, podemos observar precisamente os jogadores que faziam parte da retaguarda leonina: os defesas e médios defensivos.

Em cima (da esquerda para a direita): Azevedo (g.r.), Manuel Marques (enfermeiro-massagista),
Octávio Barrosa, Passos, Vasques, Veríssimo e Canário.
Em baixo (mesma ordem): Jesus Correia, Travassos, Mário Wilson, Juvenal e Albano.

Da esquerda para a direita: Canário, Veríssimo, Juvenal, Passos, Azevedo e Octávio Barrosa.

Não sabemos quem é o rapaz que se encontra de pé (na 1ª foto) entre Travassos e Mário Wilson. Algum dos amigos e visitantes sportinguistas do Armazém Leonino sabe o nome deste rapaz? Ficamos então a aguardar a vossa colaboração e ajuda, a qual agradecemos imenso.

3 comentários:

João Celorico disse...

Caros amigos, desta tertúlia leonina, pois cá vai:
- O rapazinho da foto é o então menino precoce, de 12 anos. O já maestro argentino Pierino Gamba. Deu o pontapé de saída no jogo Sporting, 1- San Lorenzo de Almagro, 2. O Barrosa fez o favor de falhar um penalty, coisa rara nele. Este jogo fazia parte dum mini torneio, Sporting, Benfica, San Lorenzo de Almagro e Racing de Buenos Aires. O Benfica, pelo menos ao Racing, ganhou. O Sporting perdeu os dois jogos.
Eram normais estes torneios com equipas argentinas. Também cá vieram cá os Old Boys, o Lanus e talvez outros. Este jogo, penso, deve ter sido no fim da época!

Também para informação, o Sporting na abertura dessa época tinha ganho a "Taça Preparação", ainda com o Peyroteo que já não jogou o último jogo desse torneio porque no penúltimo, com o Benfica e com a vitória do Sporting por 1-0, golo do Veríssimo, o Sporting já tinha ganho a Taça. Foi pois esse o último jogo oficial do Peyroteo. Só voltou a jogar na festa de despedida com o Atlético de Madrid.

Espero ter ajudado nalguma coisa,
Saudações leoninas,
João Celorico

ALEXANDRE disse...

Caro amigo João Celorico. Agradeço-lhe imenso as suas informações e esclarecimentos. A sua colaboração não podia ter sido mais útil e completa. Muito obrigado pela preciosa ajuda. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

João Celorico disse...

Caro amigo Alexandre,
não tem que me agradecer e se venho novamente aqui é porque tudo o que escrevi foi de memória. Resolvi indagar melhor e realmente o Pierino Gamba não é argentino mas sim italiano. Não vem mal ao mundo mas reponha-se a verdade. É curioso que faltava um "violino" mas estava lá um maestro!
E já agora se refiro a tal "Taça Preparação", foi para dizer que a época não foi completamente em branco, muito embora essa taça fosse disputada unicamente por clubes da AFLisboa. E também referi que foi nesse jogo com o Benfica, no dia 18(ou 8, estou mais uma vez a falar de memória) de Setembro de 1949, o último jogo oficial do Peyroteo e não outras datas que por aí pululam. E considero esse jogo como oficial porque ainda há dias vi (está nos arquivos vídeo da "Bola") que o primeiro jogo do Eusébio foi contra o Atlético, jogo que até o Artur, o defesa direito, diz que tinha sido um jogo de paródia que tinham arranjado para ver o Eusébio jogar. O primeiro jogo, oficial, dele foi em Setúbal, para a Taça de Portugal mas o Benfica perdeu 3-1 e talvez não seja muito conveniente relembrar.

Saudações leoninas
João Celorico