quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Carlos Gomes nasceu há 80 anos!

Passam hoje exactamente 80 anos do nascimento de Carlos Gomes, um dos melhores guarda-redes de sempre da História do Sporting e do futebol português, o qual , no início da década de 50, sucedeu na baliza leonina a outro grande guarda-redes, João Azevedo.
Carlos António do Carmo Costa Gomes nasceu a 18 de Janeiro de 1932, no Barreiro (curiosamente a mesma cidade onde nasceu Azevedo), tendo falecido a 17 de Outubro de 2005, com 73 anos.
Carlos Gomes estreou-se com a camisola leonina a 8 de Outubro de 1950, com apenas 18 anos, sendo ainda hoje o mais jovem guarda-redes de sempre a estrear-se na baliza dos "leões". A estreia de Carlos Gomes ocorreu diante do Sporting de Braga, em jogo disputado no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional, tendo a equipa leonina vencido a equipa bracarense por 3-2.
Carlos Gomes representou o Sporting ao longo de 8 épocas, mais concretamente, entre as temporadas de 1950/51 e 1957/58. Durante essas 8 épocas, Carlos Gomes realizou um total de 221 jogos, tendo conquistado, de "leão ao peito", 5 Campeonatos Nacionais, alcançando o tetra, com 4 campeonatos consecutivos, entre 1950/51 e 1953/54.

Carlos Gomes venceu também uma Taça de Portugal, na época de 1953/54, alcançando a "dobradinha" nessa época. Foi ainda finalista vencido desta competição em mais duas ocasiões, ambas diante do Benfica, com derrotas por 5-4 (1951/52) e 2-1 (1954/55).
Tendo sido o maior guarda-redes português da década de 50, Carlos Gomes foi naturalmente chamado a representar a Selecção Nacional por diversas vezes, tendo durante o tempo que jogou no Sporting sido 18 vezes internacional A por Portugal.

No final da época de 1957/58, ano em que conquistou o seu 5º campeonato, e numa altura em que se encontrava na plenitude da forma e no auge de todas as suas capacidades, inesperadamente, Carlos Gomes abandona o Sporting aos 26 anos, deixando um enorme vazio na baliza leonina. Inicia, então, uma curta experiência futebolística fora de Portugal, mais concretamente, em Espanha, transferindo-se para o Granada.
Pode ler mais sobre Carlos Gomes aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

isto sim era um guarda redes.
Fenomenal. Foi emprestado ao Vasco da Gama do Brasil para fazer uma digressão à Russia. Foi o primeiro jogador de Futebol portugues a jogar na Russia.
Jogou no Granada e no Oviedo e depois teve de dar de frosques para Marrocos e Argelia por problemas com amores e a justiça.
A saída do Sporting também se deveu ao facto de seter metido em problemas com a justiça, que nada teve a ver como quiseram fazer ver com a politica.
Era meio maluco, mas vi-o defender um penalto com a parte lateral do calcanhar. Quem nos dera. Igual nunca mais tivemos.

tim-tim

BARRAGON-BARREIRO disse...

O CARLOS GOMES FUGIU PARA MARROCOS PORQUE TINHA A PIDE A PERNA,POR SER DO BARREIRO E SER DADO COMO COMUNISTA E CONTESTATARIO CONTRA O REGIME SALAZARISTA-FASCISTA.
FINGIU UMA LESÃO NUM JOGO EM CASA DO SPORTING,PARA SER SUBSTITUIDO,E PODER FUGIR AO REGIME.
MAS HOUVE ALGUEM DO SPORTING QUE ERA UM GRANDE FASCISTA,E QUE TENTOU INCRIMINAR O CARLOS GOMES,COM UMA VIOLAÇÃO DE UMA JOVEM FILHA DE UM DIRIGENTE DO SPORTING,NA ALTURA.
FOI UM DOS MELHORES GUARDA-REDES DE TODOS OS TEMPOS A NIVEL MUNDIAL.
A CÂMARA DO BARREIRO FOI BUSCA-LO A VIENA JÁ MUITO DOENTE,PARA MORRER NA SUA TERRA NATAL,NA SANTA CASA DA MISERICORDIA.
FUI AO SEU FUNERAL,AQUI NO BARREIRO PARA O CEMITERIO DA VILA CHÃ.
ESTIVERAM MUITOS FUTEBOLISTAS,NA SUA DESPEDIDA,QUER OS ANTIGOS QUE AINDA JOGARAM COM ELE NO BARREIRENSE,QUER DE OUTROS CLUBES DO BARREIRO E ARREDORES.
BARREIRENSE SEMPRE.

barrabás disse...

Ó comuna do barreiro.
O CG fingiu uma lesão num jogo na Tapadinha e foi substituido e daí dando margem para depois dar o salto para marrocos.

BARRAGON--BARREIRO disse...

O BARRABÁS,LÊ AS VERDADES E NÃO AS MENTIRAS,ELE FUGIU PARA MARROCOS,PORQUE FOI PERSEGUIDO PELA PIDE E POR UM DIRIGENTE FASCISTA DO SCP,OU JÁ TE ESQUECESTE QUE ERA DO BARREIRO,A TERRA MAIS OPRIMIDA E PERSEGUIDA EM PORTUGAL ANTES DO 25 DE ABRIL DE 1974.
BEM TU AINDA DEVIAS DE ANDAR NOS TOMATES DO TEU PAI ,NÃO TE LEMBRAS DISTO.
E POR ESSE TITULO DE COMUNA DO BARREIRO,COM MUITO GOSTO,ORGULHO E HONRA,JÁ DISSESTE TUDO,O QUE ÉS E DA TUA PERSONALIDADE.
OLHA QUE EU AQUI NO BARREIRO,AINDA NÃO VI DAR NENHUMA INJECÇÃO AOS VELHOS ATRAS DA ORELHA NEM COMEREM CRIANÇAS AO ALMOÇO.

G.I. RED JOE disse...

DÁ-LHE BARRAGÓN!!!

barrabás com razão disse...

Este tasco fechou?
Será efeitos do sindroma "comuna do Barreiro"?

tativic disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Blogger tativic disse...

Conheci Carlos Gomes, no Estádio do Lumiar, na época de 1951, era eu um menino que ia, todos os domingos ver os jogos do meu Sporting, com familiares; vi o maior gua5rda-redes Português, de todos os tempos, fazer defesasm "que só lembra ao diabo"!!
Vi treinos do Sporting,em que ele treinava a defesa de penalties, da forma mais bizarra-fazendo o pino e defendendo com a parte de fora do pé!
Mais tarde, em 1961, tive a ocasião-e o grande desgosto- de ler o auto da P.S.P. em cujo Tribunal da Polícia, decorria o processo em que era acusado de violência sexual, pela P.S.P., por
queixa apresentada por uma jovem de 21 anos, cujo conteúdo não posso nem devo reproduzir.
Todos sabíamos do grande "fraquinho" por mulheres, deste fora-de-série; porém, chegar aquele extremo, só lido! A referida jovem era uma concurremte ao lugar de empregada da sua loja de artigos fotográficos, situada na Rua Antero de Quental,à AV. Almirante Reis, em Lisboa. Avisado por amigo conhecedor do caso e do processo, fugiu, para Marrocos, onde foi treinador da Polícia daquele País.
Recordo a sua ida à Rússia, emprestado ao SANTOS, ppelo Sporting, de onde esteve prestes a ser expulso, devido ao "sexo fraco"...valeu a intervenção dos dirigentes do clube brasileiro, para ficar com a equipa!
Conheci Damas-vizinho- e Travassos com a sua Cofril, na Rua José d'Ezaguy, -sua e do Vasques-jogadores e pessoas extraordinárias, em todos os aspectos! Quanto à idiota versão da Pide, garanto que não passa de uma baboseira de quem não sabe NADA do assunto.