sábado, 21 de abril de 2012

Sete vitórias do Sporting nas Competições Europeias por 2-1 no jogo da 1ª mão em Alvalade.


Na passada 5ª feira, dia 19 de Abril, ao vencer, em Alvalade, o Atlético de Bilbao, por 2-1, em jogo a contar para as meias finais da Liga Europa, o Sporting obteve a sua 7ª vitória por 2-1, na 1ª mão em casa, a contar para as competições europeias de clubes.
Esta vitória alcançada diante da difícil equipa basca, apesar de tangencial, foi inteiramente merecida, tendo o resultado final pecado por escasso, não traduzindo a superioridade demonstrada pela equipa leonina ao longo da partida, a qual criou oportunidades mais do que suficientes para construir uma vitória mais dilatada.
Para a história do jogo, para além do resultado final, fica mais uma grande exibição da equipa leonina, em mais uma grande noite europeia em Alvalade, com um público fiel e incansável no apoio à equipa, do primeiro ao último minuto da partida.
A propósito desta vitória, o Armazém Leonino recorda hoje os anteriores 6 jogos que terminaram com a vitória leonina por 2-1, no jogo da 1ª mão em Alvalade:

- Época 1965/66 (2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira): Sporting - 2 / Espanhol  (Espanha) - 1; o Sporting viria a ser derrotado no jogo da 2ª mão, em Barcelona, por 4-3, havendo necessidade de desempatar a eliminatória através de um 3º jogo, no qual o Espanhol acabaria por vencer, por 2-1.
Equipa-tipo (época 1965/66)
Em cima (da esquerda para a direita): Morais, Alexandre Baptista,
Pedro Gomes, Hilário, José Carlos e Carvalho.
Em baixo (mesma ordem): Carlitos, Lourenço, Figueiredo, Gonçalves e Peres.


- Época 1967/68 (2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira): Sporting - 2 / Fiorentina (Itália) - 1; o Sporting passaria a eliminatória, ao empatar (1-1) no jogo da 2ª mão, em Florença.
Equipa-tipo (época 1967/68)
Em cima (da esquerda para a direita): Pedro Gomes, Gonçalves,
José Carlos, Alexandre Baptista, Hilário e Carvalho.
Em baixo (mesma ordem): José Morais, Dani, Lourenço, Marinho e Peres.

- Época 1972/73 (1ª eliminatória da Taça das Taças): Sporting - 2 / Hibernian (Escócia) - 1; o Sporting viria a ser eliminado da competição, ao sofrer uma pesada derrota, por 6-1, no jogo da 2ª mão, em Edimburgo.
Equipa-tipo (época 1972/73)
Em cima (da esquerda para a direita): Laranjeira, Carlos Pereira,
José Carlos, Fraguito, Manaca e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Nélson, Yazalde, Chico Faria, Tomé e Dinis.

- Época 2004/05 (dezasseis avos de final da Taça UEFA): Sporting - 2 / Feyenoord (Holanda) - 1; o Sporting passaria a eliminatória, ao derrotar novamente a equipa holandesa pelo mesmo resultado, no jogo da 2ª mão, em Roterdão.
- Época 2004/05 (meias finais da Taça UEFA): Sporting - 2 / AZ Alkmaar (Holanda) - 1; apesar de derrotado no jogo da 2ª mão, em Alkmaar, por 3-2 (após prolongamento), o Sporting viria a qualificar-se para a final da competição, num jogo épico e impróprio para cardíacos, no qual a equipa leonina marcaria o golo decisivo mesmo no último lance da partida, na sequência de um canto.
Equipa leonina (época 2004/05)
Em cima (da esquerda para a direita): Pedro Barbosa, Ricardo,
Custódio, Hugo, Polga e Miguel Garcia.
Em baixo (mesma ordem): Hugo Viana, Paíto, Douala, Liedson e Tinga.

- Época 2011/12 (quartos de final da Liga Europa): Sporting - 2 / Metalist (Ucrânia) - 1; o Sporting passaria a eliminatória, ao empatar (1-1) no jogo da 2ª mão, na Ucrânia.
Equipa-tipo (época 2011/12)
Em cima (da esquerda para a direita): Polga, Carriço, Insua,
Xandão e Rui Patrício.
Em baixo (mesma ordem): João Pereira, Izmailov, Van Wolfswinkel,
Diego Capel, Schaars e André Pereira.

Portanto, nas 6 ocasiões em que o Sporting venceu o jogo da 1ª mão, em Alvalade, por 2-1, somente em duas delas a equipa leonina foi eliminada da respectiva competição. Agora, resta-nos aguardar, com ansiedade mas com confiança, pelo jogo da 2ª mão, na próxima 5ª feira, dia 26 de Abril, em Bilbao, desejando que, pela 5ª vez, após uma vitória por 2-1, o Sporting siga em frente na prova, sendo que, desta vez, e à semelhança do ocorrido na época de 2004/05, isso quererá dizer que a equipa leonina atinge a tão ambicionada final da Liga Europa, por sinal, a sua 3ª final de uma competição europeia. O Sporting está perto de voltar a fazer história e de cometer mais um feito enorme na sua já longa e bonita história na Europa do futebol.

2 comentários:

trufas disse...

ótimo blog, parabéns...

Unknown disse...

Apenas um reparo, para corrigir a ordem atacante dos 5 violinos que, aqui na foto, a legenda não está correcta, dndo:
Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, TRAVASSOS e ALBANO_este o nº.11, ponta esquerda.
Saudações leoninas,
A. Vicente