domingo, 7 de outubro de 2012

Recordações de um clássico F.C. Porto - Sporting com um quarto de século (época 1987/88).

Em dia de mais um clássico do futebol português, o primeiro da presente época (à 6ª jornada), a disputar-se logo à noite (20h45m), recordamos hoje um outro confronto F.C. Porto - Sporting realizado há quase 25 (!) anos, no Estádio das Antas, no dia 31 de Outubro de 1987, encontro este a contar para a 10ª jornada do Campeonato Nacional da já longínqua temporada de 1987/88.
Curiosamente e à semelhança da presente temporada, também há 25 anos o Sporting teve um início de campeonato irregular e instável, chegando à 10ª jornada, com apenas 3 vitórias, 5 empates e uma derrota em casa (1-2), diante do Varzim, precisamente ocorrida na jornada anterior à deslocação ao Estádio das Antas para defrontar o campeão europeu, F.C. Porto, então já líder do campeonato à 9ª jornada.
O Sporting, então treinado pelo inglês Keith Burkinshaw, tinha uma tarefa bastante difícil pela frente, uma vez que a equipa leonina atravessava de facto um mau momento, alternando alguns jogos razoáveis com outros medíocres. Apesar de se tratar de um clássico de resultado sempre imprevisível, em que a lógica muitas vezes não conta e em que, por vezes, a equipa que se encontra em pior momento de forma é aquela que acaba por surpreender e vencer a partida, a maioria das previsões apontavam para a vitória do F.C. Porto, prognóstico este que se veio, na verdade, a confirmar.
Com efeito, o Sporting viria a ser derrotado, por 2-0, com os golos do F.C. Porto a serem apontados em cada uma das partes do encontro. O primeiro golo seria marcado aos 13 minutos, por Madjer, de cabeça, acorrendo a um cruzamento da direita para a área leonina, antecipando-se ao seu marcador direto. O segundo golo seria marcado aos 57 minutos, por Sousa, na marcação de uma grande penalidade. Ao longo de toda a partida, a equipa leonina nunca mostrou capacidade para poder discutir o jogo com o F.C. Porto, mostrando sempre receio da equipa portista e não arriscando o suficiente para tentar chegar ao golo. Apesar de se ter batido com empenho, dignidade e profissionalismo, o Sporting raramente conseguiu criar perigo para a baliza portista, continuando a revelar as limitações atacantes já detetadas em jogos anteriores, para além de uma defesa a revelar intranquilidade e insegurança e um meio campo com grandes dificuldades em fazer circular a bola, errando muitos passes e pressionando pouco o adversário.
 
Em cima (da esquerda para a direita): Carlos Xavier, Duílio, João Luís,
Morato, Oceano (cap.) e Rui Correia.
Em baixo (mesma ordem): Paulinho Cascavel, Fernando Mendes,
Marlon, Mário Jorge e Silvinho.
 
Recordamos a equipa leonina que alinhou, há quase um quarto de século (como o tempo passa, parece que foi ontem!) diante do F.C. Porto, no Estádio das Antas, num sistema tático em 4x5x1, com um trinco e dois alas bem abertos nas faixas: Rui Correia; João Luís, Duílio, Morato e Fernando Mendes; Oceano (cap.); Marlon, Carlos Xavier, Mário Jorge e Silvinho; Paulinho Cascavel. O treinador leonino fez duas substituições, uma quase a finalizar a 1ª parte, aos 44 minutos, fazendo entrar Cadete para o lugar de Marlon, e a outra na 2ª parte, aos 59 minutos, fazendo sair Fernando Mendes e entrando Peter Houtman, avançado holandês, para reforçar o ataque, recuando Mário Jorge para defesa esquerdo e passando os "leões" a jogar com dois pontas de lança.
Na véspera deste clássico, o jornal "A Bola", na sua edição de sábado, fazia a habitual previsão à jornada e, em particular, à partida que iria opor "dragões" a "leões". Na 1ª página do jornal aparecia a habitual e indispensável caricatura da autoria do mestre Francisco Zambujal, alusiva ao clássico, a qual vale por "mil palavras"! É, de facto, uma belíssima caricatura que retrata na perfeição aquilo que se poderia esperar do confronto entre o treinador jugoslavo do F.C. Porto, Tomislav Ivic e o treinador inglês do Sporting, Keith Burkinshaw. Infelizmente, para o Sporting e para o seu treinador, esta previsão viria a confirmar-se totalmente. Resta acresentar que a partir deste jogo, o futuro próximo de Burkinshaw não se avizinhava nada fácil, aumentando a contestação de dia para dia por parte dos sócios e adeptos leoninos que nunca perdoaram ao técnico inglês a saída do grande capitão Manuel Fernandes do Sporting.
Após ter "apanhado uma sova" do treinador varzinista, Henrique Calisto
(derrota do Sporting, em casa, frente ao Varzim), o infeliz treinador leonino
prepara-se para "levar mais pancada", agora de Tomislav Ivic! Prognóstico confirmado!
 
Na verdade, após a derrota diante do F.C. Porto e de nova derrota (2-1), um mês depois, diante do Vitória Futebol Clube (Setúbal), no Estádio do Bonfim, Burkinshaw apenas se manteria como treinador do Sporting até à 13ª jornada (13 de Dezembro), já que viria a ser rendido na jornada seguinte (23 de Dezembro), por António Morais, em cuja partida o saudoso técnico português já liderou a equipa leonina, diante do Marítimo, no Estádio dos Barreiros (Funchal), com uma bela estreia (vitória por 3-2).
Como adepto e sócio do Sporting, escusado será dizer que espero e desejo que a história e o resultado do jogo de hoje seja diferente do de há 25 anos. Todos os sportinguistas desejam "toda a sorte do mundo" e uma boa estreia de Oceano no comando técnico leonino. Que falta está a fazer para o Sporting um resultado positivo, logo à noite, frente ao F.C. Porto! Um empate já não seria um mau resultado, mas que bom seria se o Sporting conseguisse a vitória! Tal poderia ser o tónico que está a faltar à equipa leonina para a tão desejada recuperação e para um bom desempenho futuro no resto da época. Eu acredito no Sporting e, em particular, no plantel leonino, que possui jogadores em quantidade e qualidade suficientes para lutar, não apenas pelo título, mas igualmente pelas restantes competições da temporada. Bons jogadores não faltam, o que tem faltado até agora é quem consiga tirar o maior proveito deles e os ponha a jogar nos lugares devidos, isto é, onde possam render mais. Na minha opinião, o(s) sistema(s) tático(s) a adotar é que depende(m) dos jogadores que se tem à disposição e, consequentemente, deve(m) adaptar-se aos jogadores, e não o contrário!
 

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Sportinguista:
Lamento informá-lo, mas o seu texto tem um erro: Keith Burkinshaw (mau treinador) foi substituído não à 13ª, mas sim à 19ª jornada, por António Morais, depois de uma humilhante derrota em Penafiel(0-4). Recordo-me de ter lido no jornal que, no dia seguinte a esse jogo, Burkinshaw foi enxovalhado. António Morais estreou-se com uma vitória por 2-1 frente ao Rio Ave, em Vila do Conde. Este foi o campeonato do polémico alargamento: o 1º com 20 equipas e 38 jornadas.

Saudações Sportinguistas,
Rui Nascimento

ALEXANDRE disse...

Tem razão caro amigo. De facto enganei-me, pois também já tive oportunidade de confirmar a sua correção. Agradeço a informação e a respetiva correção.
Cumprimentos cordiais e saudações leoninas.

betclick disse...

Ainda me recordo deste jogo, parece que foi ontem!
O jogo deste ano não ganhamos, mas ainda acredito que o Sporting vai conseguir recuperar desta má fase que está a atravessar. Esta época está praticamente perdida, mas ainda há um lugar no campeonato pelo qual lutar, por isso, acredito até ao fim!