sábado, 28 de fevereiro de 2015

Recordações de um clássico F.C. Porto - Sporting com quase 30 anos!


Realiza-se, amanhã à noite, no Estádio do Dragão, mais um grande clássico do futebol português, o F.C. Porto - Sporting, a contar para a 23ª jornada do Campeonato Nacional. Trata-se do 81º jogo entre estes dois grandes rivais, tendo o F.C. Porto na condição de equipa visitada. Nos anteriores 80 confrontos disputados no reduto portista, a contar para o campeonato nacional, há a registar 43 vitórias do F.C. Porto, 24 empates e apenas 13 vitórias do Sporting.
Esta estatística mostra bem as enormes dificuldades que o Sporting sempre tem sentido, ao longo dos anos, quando tem de se deslocar ao terreno do F.C. Porto. A última vitória do Sporting em casa dos portistas ocorreu há já 8 anos, tendo sido alcançada na época de 2006/07, fruto de um golo solitário apontado pelo defesa chileno Rodrigo Tello. Aliás, a última vez que o Sporting logrou pontuar no Estádio do Dragão foi na época de 2008/09, tendo-se então registado um empate (0-0). De então para cá, não mais a equipa leonina conseguiu evitar a derrota.

O antigo e saudoso Estádio das Antas, palco magnífico de inúmeros e
inesquecíveis clássicos F.C. Porto - Sporting.

A propósito do 81º confronto que amanhã vai opor "dragões" a "leões", o Armazém Leonino recorda hoje um outro clássico disputado há quase 30 anos, na já longínqua temporada de 1985/86, o qual terminou com a vitória portista por 2-1. Este jogo, a contar para a 9ª jornada do campeonato nacional, realizou-se no Estádio das Antas, num sábado à noite, mais concretamente, a 2 de Novembro de 1985.
Na sua edição de sábado, o jornal "A Bola" publicava a habitual e indispensável caricatura da autoria do mestre Francisco Zambujal, alusiva ao clássico dessa noite que iria opor estes dois eternos rivais. Trata-se, na verdade, de uma belíssima caricatura!

O "dragão", Artur Jorge, e o "leão", Manuel José, lutam pela liderança do campeonato.

O Sporting, então treinado por Manuel José, alinhou num sistema tático de 4x4x2, da seguinte forma: Damas; Gabriel, Morato, Venâncio e Fernando Mendes; Oceano, Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Meade e Jordão. Aos 61 minutos de jogo, Gabriel foi substituído por Saucedo e aos 67 minutos foi a vez de Meade ser rendido por Litos.

Equipa leonina que alinhou no clássico das Antas, na época de 1985-86.
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Jordão, Gabriel, Morato,
Mário Jorge, Meade e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Fernando Mendes, Jaime Pacheco e Sousa.

Tal como o resultado final sugere, tratou-se de facto de um jogo bastante equilibrado e renhido, com incerteza no resultado até ao final do encontro. Com efeito, foi uma partida muito bem jogada, cheia de lances e jogadas bem delineadas de parte a parte, com oportunidades de golo para ambos os lados e com muita emoção do 1º ao último minuto.
À partida para este jogo, F.C. Porto e Sporting lutavam pela liderança no campeonato e quer uma quer outra equipa atravessavam um bom momento de forma, para além de serem constituídas por jogadores de enorme qualidade técnica e tática. O F.C. Porto entrou melhor no jogo e adiantou-se no marcador aos 16 minutos, por intermédio de André. Durante a 1ª parte, o F.C. Porto manteve um ligeiro ascendente sobre o Sporting, assumindo um maior domínio territorial face ao adversário. Neste período, o F.C. Porto arriscou mais no que diz respeito ao desenvolvimento de ações atacantes, embora o Sporting nunca deixasse de responder em rápidos contra-ataques que obrigavam a defesa portista a estar sempre em alerta máximo.
Logo no reatamento da partida, aos 48 minutos, o F.C. Porto volta a marcar, por intermédio de Lima Pereira, deixando o Sporting numa situação bastante delicada em termos de uma possível recuperação. Contudo, o Sporting reagiu muito bem a essa adversidade e viria 6 minutos depois a reduzir a desvantagem, por intermédio de Venâncio. A partir daí, o Sporting desinibiu-se completamente e soltou-se em campo, partindo para cima do F.C. Porto em busca da igualdade. Até final da partida, assistiu-se a um jogo de parada e resposta, com lances de perigo em ambas as balizas e com oportunidade de golo de parte a parte. Na 2ª parte, o Sporting foi a equipa mais perigosa e aquela que arriscou mais na tentativa de conseguir pontuar, o que não viria a acontecer por manifesta infelicidade.
No cômputo geral dos 90 minutos, tendo em conta a exibição das duas equipas e as oportunidades de golo criadas por ambas, o resultado mais justo seria o empate, pois na 2ª parte o Sporting teve uma reação muito boa, perdendo o respeito ao F.C. Porto que jogava em casa e criando as melhores oportunidades de golo. Mas acima de tudo, tratou-se de um excelente espetáculo de futebol, jogado pelas duas melhores equipas do campeonato.
Com esta vitória, o F.C. Porto assumia a liderança da prova numa altura em que ainda havia muitas jornadas para disputar, pois ainda faltavam 6 jornadas para o fim da 1ª volta. Após um final de campeonato extremamente emocionante e disputado, quase palmo a palmo até à última jornada, o F.C. Porto acabaria por ultrapassar o Benfica, conquistando o campeonato com apenas 2 pontos de vantagem sobre o seu rival lisboeta, ficando o Sporting na 3ª posição, a 3 pontos do campeão nacional.
Ao contrário daquilo que se verificou há quase 30 anos no antigo e saudoso Estádio das Antas, amanhã à noite, no Estádio do Dragão, esperamos e desejamos que, desta vez, o Sporting consiga pontuar. Se não for possível alcançar a vitória, pelo menos, que consiga o empate, embora só a vitória interesse ao Sporting, tendo em vista não perder mais pontos para o líder Benfica. Acima de tudo, fazemos votos para que seja um excelente espetáculo de propaganda da modalidade, com futebol bem jogado por parte das duas equipas e com "fairplay" entre os jogadores dentro das quatro linhas e, igualmente, com civismo e espírito desportivo, entre os adeptos, fora delas.
A equipa leonina atravessa um bom momento de forma, estando a praticar um futebol bastante atrativo e entusiasmante, oferecendo, à sua vasta e fiel massa adepta, espetáculos agradáveis, apenas pecando pela falta de eficácia na concretização das inúmeras oportunidades de golo criadas.
Trata-se de um jogo com elevado grau de dificuldade diante do F.C. Porto que joga em casa e que não pode perder mais pontos se quiser aproximar-se do Benfica na tabela classificativa. Contudo, esta época, parece-nos que o F.C. Porto não está tão forte e confiante como em anos anteriores, apresentando algumas debilidades defensivas e uma menor capacidade ofensiva, comparativamente com temporadas passadas. No entanto, ao contrário da equipa portista, a equipa leonina apresenta-se mais desgastada, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista anímico, em virtude do jogo exigente que teve de disputar na passada 5ª feira frente à equipa alemã do Wolsburgo e que ditou a eliminação do Sporting da Liga Europa.


5 comentários:

Anónimo disse...

Portugal é um grande cagavam sobre um pau e um povo com palhacos xenophobos, racistas e muito mais!!!

Pa mais imformaciones visitem:

http://portugaleumamerda.blogspot.ca/
http://portugalisaracistcountry.blogspot.ca/

Forcadelta5 disse...

==========================================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

WELL, LET ME ORIENT YOU ON SOMETHING ELSE THE PORTUGUESE DONT WANT YOU TO KNOW ABOUT BUT ENJOY BEING:

===================================================================================

PORTUGAL IS A HIGHLY RACIST AND XENOPHOBIC COUNTRY!

DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY VISITING THERE,
OR DOING BUSINESS WITH PORTUGAL!!!

PORTUGAL = RACISM 100%

VISIT THESE SITES TO BE INFORMED ABOUT RACIST PORTUGUESE:

http://portugalisaracistcountry.blogspot.ca/

http://portugalisxenophobic.blogspot.ca
=========================================================

ps
THESE GUYS ARE ANTI-BLACK, ANTI-SPANISH, ANTI-ANGOLAN, ANTI-MOZAMBIQUE AND ANTI-BRASILIAN, AND ANTI EVERYTHING ELSE SO WHY WOULD YOU DO BUSINESS WITH THESE PIGS????

vinhdlp disse...

I hope Portugal will be deep in the word 2018 phase...

Visit my homepage: Porugal va cau nang 1 tru chuyen rua xe oto

Unknown disse...

Thank for sharing!

Visite my homepage cầu nâng 1 trụ rửa xebị ù tai trái làm sao cũng như key office 2010 mới nhất miễn phí và có nên rửa xe bằng nước rửa chén

Tpro disse...

Chuyên giải đáp các vấn đề về mở tiệm rửa xe ô tô cần bao nhiêu vốn? mở cửa hàng rửa xe ô tô cần những gì? mở tiệm rửa xe máy cần bao nhiêu vốn? mở tiệm rửa xe ô tô cần những gì? cách làm giàu từ rửa xe, mở cửa hàng rửa xe máy cần những gì?... Và giúp giải đáp các thắc mắc như: mở tiệm rửa xe có cần giấy phép kinh doanh không? bài toán kinh doanh rửa xe dành cho người mới bắt đầu? những rủi ro khi kinh doanh rửa xe, và cũng như xây dựng mô hình mở tiệm rửa xe kiêm cà phê.