sábado, 23 de janeiro de 2010

Phil Babb


Philip (Phil) Babb, nascido a 30 de Novembro de 1970, na Irlanda, foi um dos bons defesas centrais estrangeiros que jogou no Sporting nas épocas de 2000/01 e 2001/02.
Quando ingressou no Sporting, quase a completar 30 anos, Babb era já um jogador com experiência e prestígio no futebol britânico, tendo representado, entre outros clubes, o famoso Liverpool, além de ter sido várias vezes internacional A pela República da Irlanda.
Babb estreou-se com a camisola dos "leões" a 20 de Setembro de 2000, em Leverkusen (Alemanha), em jogo a contar para a 2ª jornada do grupo A da Liga dos Campeões, tendo o Sporting sido derrotado pelo Bayer Leverkusen, por 3-2.
No conjunto das duas temporadas ao serviço do Sporting, Babb realizou um total de 58 jogos de "leão ao peito", tendo marcado 2 golos. Na sua 1ª época em Alvalade, apesar de ter disputado 19 jogos, Babb não conseguiu afirmar-se como titular da defesa leonina, cujos lugares eram ocupados por Beto e pelo brasileiro André Cruz, a dupla de centrais campeã na época anterior.
Nessa temporada de 2000/01, Babb apenas venceu a Supertaça "Cândido de Oliveira", numa finalíssima realizada em Coimbra, na qual o Sporting venceu o F.C. Porto, por 1-0, com o golo da vitória a ser apontado pelo avançado argentino Acosta, na marcação de uma grande penalidade.
Porém, na 2ª temporada, o defesa irlandês foi um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, com 39 jogos, assumindo-se como titular indiscutível da defesa, fazendo dupla com André Cruz, passando Beto a ocupar, a maior parte das vezes, a posição de defesa direito. A época de 2001/02 foi, aliás, uma época inesquecível para Babb e para a própria equipa leonina, a qual conquistou a tão desejada "dobradinha" (campeonato e taça), 20 anos depois da última alcançada na famosa temporada de 1981/82.
Quando se pensava que Babb iria cumprir mais uma temporada ao serviço dos "leões", o defesa irlandês acabou por abandonar Alvalade no final da época de 2001/02, provavelmente por desacordo de verbas, entre si e a direcção leonina, relativamente a um novo contrato.
Apesar de só ter jogado duas épocas em Alvalade, Babb teve uma passagem bastante feliz pelo Sporting, conquistando os 3 troféus nacionais e efectuando boas exibições no centro da defesa leonina, fruto da sua enorme experiência e excelente sentido posicional, boa compleição físico-atlética e técnica bastante razoável para um defesa central, não hesitando, porém, em jogar "feio" e de forma prática quando a situação assim o aconselhava.

4 comentários:

Davidinho disse...

Phil Babb come on Phil Babb lo lo lo loooooooooooo

RFM disse...

Grande Jogador. Simples, prático e funcional.

Anónimo disse...

Grande trabalho quem tem o meu amigo aqui! Continuação de bom trabalho!


Abraço de um leão da Madeira!

ALOT disse...

eu gostava deste gajo