sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Segunda vitória leonina em França para as competições europeias.


Ontem, dia 16 de Setembro de 2010, em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, o Sporting venceu (2-1) o Lille, conquistando a sua segunda vitória fora frente a equipas francesas.
Com efeito, em 9 confrontos realizados, até hoje, na condição de visitante, diante de equipas gaulesas, a contar para as competições europeias de clubes, o Sporting apenas em duas ocasiões levou de vencida o seu adversário. A primeira vez que tal aconteceu foi na já longínqua época de 1965/66, tendo o Sporting vencido (4-0) o Bordeaux.
Desses 9 jogos realizados em França, o Sporting contabiliza, então, duas vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Este registo comprova as dificuldades que o Sporting tem sentido sempre que tem de defrontar uma equipa francesa fora de casa.
Em jeito de recordação, indicamos, a seguir, por ordem cronológica, esses 9 encontros que o Sporting disputou em terras gaulesas, sendo que, somente em 4 dessas ocasiões o Sporting eliminou o seu opositor:

- Época 1963/64 (1ª mão, meias-finais, Taça das Taças): Olympique Lyon - 0 / Sporting - 0. A equipa leonina passou à final da competição, que viria a vencer de forma brilhante.
Equipa leonina (época 1963-64).

- Época 1965/66 (1ª mão, 1ª eliminatória, Taça das Cidades com Feiras): Bordeaux - 0 / Sporting - 4. A equipa leonina passou à 2ª eliminatória da competição, vindo, porém, a ser eliminada.
                                                                  Equipa leonina (época 1965/66).
- Época 1974/75 (1ª mão, 1ª eliminatória, Taça dos Campeões Europeus): Saint Étiènne - 2 / Sporting - 0. A equipa leonina foi eliminada.
                                               Equipa leonina (época 1974/75).

- Época 1977/78 (1ª mão, 1ª eliminatória, Taça UEFA): Bastia - 3 / Sporting - 2. A equipa leonina foi eliminada.
Equipa leonina (época 1977/78).

- Época 1984/85 (2ª mão, 1ª eliminatória, Taça UEFA): Auxerre - 2 / Sporting - 2 (após prolongamento). A equipa leonina passou à 2ª eliminatória da competição, vindo, porém, a ser eliminada.
Equipa leonina (época 1984-85).

- Época 1996/97 (Taça UEFA): 1ª mão, 1ª eliminatória - Montpellier - 1 / Sporting - 1; 1ª mão da 2ª eliminatória - Metz - 2 / Sporting - 0. A equipa leonina foi eliminada.
                                                 Equipa leonina (época 1996-97).

- Época 1997/98 (5ª jornada, fase de grupos, Liga dos Campeões): Mónaco - 3 / Sporting - 2. A equipa leonina não foi apurada.

- Época 2010/11 (1ª jornada, fase de grupos, Liga Europa): Lille - 1 / Sporting - 2.

Com a vitória alcançada, ontem, diante do Lille, o Sporting estreou-se da melhor maneira na Liga Europa desta época, esperando-se que este triunfo fora de casa seja o ponto de partida para uma excelente campanha leonina nesta competição.
Para já, espera-se e deseja-se que o Sporting passe esta fase de grupos, o que dada a qualidade da equipa leonina comparativamente à dos seus adversários, é um objectivo perfeitamente ao seu alcance. Depois então, nos jogos que se seguirão, já a eliminar (em duas mãos), tudo é possível, dependendo também das equipas que o sorteio reservar em sorte à equipa leonina.
Pelos exemplos das épocas anteriores, temos podido constatar que, frequentemente, têm chegado, quer às meias finais, quer à final da Liga Europa, equipas que, à partida e teoricamente, nem sequer eram as mais fortes da competição e não era previsível que pudessem chegar tão longe como chegaram. Só a título de exemplo, veja-se o caso das duas equipas finalistas da Liga Europa da temporada transacta, Fulham (Inglaterra) e Atlético Madrid (Espanha), cuja equipa espanhola o Sporting esteve muito perto de eliminar, nos oitavos-de-final da prova (0-0 em Madrid e 2-2 em Alvalade).
Este facto serve, por si só, para mostrar que, de facto, nesta competição é possível uma equipa como a do Sporting (sobretudo quando deixar de ter jogadores importantes lesionados) sonhar com voos mais altos e, inclusivamente, com a presença numa meia-final ou final, como aconteceu, aliás, na temporada de 2004/05, na qual o Sporting chegou à final da Taça UEFA, que viria, no entanto, a perder (1-3) frente ao CSKA Moscovo (Rússia).
Para já, o "leão" não podia ter entrado melhor na competição, com uma vitória importante no terreno de um adversário directo na luta pela qualificação. Na verdade, por aquilo que mostrou em Lille, com a determinação, o querer, o espírito de sacrifício e a ambição que colocou em campo, este "leão" parece ter garras e juba suficientes para fazer ouvir o seu rugido na Europa do futebol! Oxalá possam todos os sportinguistas ver confirmadas estas expectativas. A esperança é verde!

1 comentário:

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO
Espero bem que sim. Já é tempo de voltarmos a ser grandes a nivel europeu. Mostrámos ter equipa para chegar longe e sonharmos com um brilharete na prova.
Acompanho o Sporting desde 1986 e só em 2 ocasiões é que vi o nosso clube chegar bem longe: em 1990/91, com Marinho Peres, chegámos às meias-finais da Taça UEFA, eliminados pelo Inter de Milão e a tal final da mesma competição em 2004/2005, com José Peseiro, que o amigo Alexandre já fez referência.
Relativamente às eliminações com equipas francesas: em 97/98, ganhávamos por 2-0 ao intervalo em casa do Mónaco, na 2ª parte, o treinador Francisco Vital colocou 10 homens atrás da linha da bola, Leandro ficou sozinho na frente, levámos com um massacre em cima e perdemos 3-2. Perdemos não só o jogo como o apuramento.
Com o Bastia, vi um resumo dos dois jogos há pouco tempo e fomos eliminados estupidamente. Estivemos a ganhar lá 2-1 e perdemos 3-2 nos últimos minutos, cá estivemos a ganhar 1-0 e perdemos 1-2. Espero que este tipo de situações não se repitam, porque já estão a tornar-se um hábito.
Força Sporting. Domingo vamos ganhar aos Lampiões!