
terça-feira, 30 de junho de 2009
Emblemas do Sporting

Juskowiak
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Sporting 1963-64
Portalsporting disse...
O Troféu Taça das taças
Em cima: Carvalho, Péridis, Alex.Batista, Pedro Gomes, José Carlos, Fernando Mendes.
EM baixo: O.Silva, Mascarenhas, agora estes 3 com ajuda, Figueredo, Geo e Morais.
Academia do Sporting
Academia Sporting-Puma, inaugurada a 21 de Junho de 2002, é um amplo espaço com cerca de 250 mil m2 detido pelo Sporting Clube de Portugal perto de Alcochete para formação de jovens e treino de equipas profissionais de futebol. O espaço da Academia é composto por cinco campos de futebol com relvado natural, um campo com piso artificial e um recinto coberto, também equipado com piso artificial. Contém ainda ginásios, centro médico e centro de apoio aos visitantes. É considerado por grandes personalidades do futebol mundial (Luis Felipe Scolari, Jose Pekerman, Pierluigi Collina, Alex Ferguson, Roy Keane e outros) como uma das melhores academias de futebol alguma vez vistas.O Sporting Clube de Portugal tem sido, ao longo da sua história, um dos clubes portugueses com mais provas dadas na área da formação e lançamento de novos talentos para o futebol. No seguimento desta tradição, o clube lançou um projecto inovador em Portugal - a construção de uma Academia de Futebol.
Esta Academia tem como principal finalidade a formação de jovens jogadores, aptos a enveredarem por uma carreira, no mundo cada vez mais competitivo, do futebol profissional, permitindo à SAD do clube gerir o futuro do seu plantel profissional numa óptica de desenvolvimento sustentado.
Localizado no concelho de Alcochete, o amplo e atraente espaço ocupa uma área total de 250 mil metros quadrados. O espaço, muito aprazível e de grande tranquilidade, está enquadrado numa zona de paisagem protegida, factor que contribui para a sua qualidade ambiental e privacidade.
A Academia dispõe de cinco campos de futebol com relva natural, um campo com piso sintéctico e um recinto coberto, também equipado com piso sintéctico. O campo relvado principal tem o apoio de bancadas, parcialmente cobertas, com capacidade para mil espectadores. Está ainda servida de ginásios dotados com os mais modernos aparelhos de manutenção e desenvolvimento da forma física, tanques de hidromassagem, centro médico e balneários.
O edifício Central da Academia conta ainda com outras infra-estruturas, um auditório, sala de conferências de imprensa,salas de reuniões e apresentações, entre outros. Todos estes factores fazem com que a Academia seja uma das mais modernas e melhor equipadas da Europa. Vocacionada para treino, estágio e formação, o complexo está homologado para competições de futebol adequadas às suas características. Uma das condições essenciais para garantir o sucesso da Academia é a qualidade, fiabilidade e nível de conforto das infra-estruturas. O Sporting é por isso hoje considerado um dos clubes mais completos do mundo sendo por isso um dos melhores clubes do mundo por conseguinte tem o seu nome para sempre inscrito na historia mundial do desporto domingo, 28 de junho de 2009
Sporting 1993-94
sábado, 27 de junho de 2009
Freire
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Fraguito
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Sporting - 1 / F.C. Porto - 0 (1989/90)

Sporting: equipa de 88/89

Portalsporting disse...
Em cima: Rodriguez(unha), Eskilsson(unha), Mourato, João Luis, Miguel (unha), Carlos Xavier.
Em baixo: Cascavel, Oceano, Fernando Mendes, Silas (unha), Carlos Manuel (unha).
Treinador: Pedro Rocha - Manuel José
1ºjogo para o campeonato em Alvalade, empate com Beira-Mar 0-0
ALEXANDRE disse...
Esta equipa tinha 5 "unhas", mas só duas delas é que "arranhavam" a sério: Silas e Carlos Manuel. De resto, esta equipa nunca conseguiu confirmar as expectativas criadas à sua volta. Terminou o campeonato em 4º lugar, a 4 pontos do 3º classificado, o Boavista. O treinador Pedro Rocha foi despedido em Fevereiro e substituído por Manuel José, mas já era tarde para recuperar um atraso tão grande em relação ao Benfica e F.C. Porto.
Infelizmente para todos os sportinguistas, a grande equipa que o presidente Jorge Gonçalves tinha prometido revelou-se um fiasco!
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Sporting campeão 1981-82

Sporting: plantel 94/95
Este plantel que não foi além de um 2º lugar para o campeonato, acabaria por vencer a Taça de Portugal frente ao Marítimo. Yordanov foi o homem do jogo no Jamor com dois golos e mais umas quantas perdidas. Também devemos realçar que este foi o último jogo de Figo e Balakov com a camisola do Sporting. Pedimos a todos que contribuam para a elaboração deste plantel.
Hugo Malcato e Rui disse...
Em cima: Costinha, Marco Aurélio, Peixe, Pedrosa, Vujacic, Lemajic, Marinho, Juskowiak, Capucho, Figo e Luís Vasco
Ao centro: Leonel Pires, Amunike, Cadete, Roger Spry (preparador fisico), Hilário, José Alberto Costa, Oceano, Sousa Cintra, Carlos Queiroz, Mariano Barreto, Meszaros, Fernando Ferreira (médico) , Nuno Valente, Paulinho, Vieira
Em baixo: ??, Pacheco, Chiquinho Conde, Sá Pinto, Paulo Torres, Nelson, Iordanov, Balakov, Valckx, Naybet, Carlos Xavier, Filipe, Manuel Fernandes (roupeiro).
terça-feira, 23 de junho de 2009
Sporting: equipa de 85/86
Portalsporting disse...
Em cima: Mário Jorge, Jordão, Morato, Oceano,Gabriel, virgilio, Damas .
Em baixo: Romeu, Manuel Fernandes, Sousa, Fernando Mendes. Manuel José treinador.
ALEXANDRE disse...
Aqui está mais um "onze" 100% português! E que grande equipa tinha o Sporting na época de 1985/86!
Embora o "onze" desta foto tenha demasiados jogadores esquerdinos (Fernando Mendes, Mário Jorge, Romeu e Sousa).
Damas; Gabriel, Virgílio, Morato e Fernando Mendes; Oceano, Sousa, Romeu e Mário Jorge; Manuel Fernandes e Jordão.
O Jaime Pacheco e o Venâncio deviam estar lesionados, pois eram titulares na época de 1985/86.
Sporting: equipa de Basket 94/95
Carlos Lopes: Mundiais de Corta-Mato Lisboa/85 medalha de ouro
ALEXANDRE disse...
O campeoníssimo e grande sportinguista Carlos Lopes, um dos maiores atletas mundiais de todos os tempos, conquistou um total de 5medalhas (3 de ouro e 2 de prata) em Campeonatos do Mundo de Corta-Mato: foi tricampeão do Mundo, em 1976, 1984 e 1985 e duas vezes vice-campeão do Mundo, em 1977 e 1983. Se Carlos Lopes não tivesse estado muito tempo lesionado, sobretudo, entre o final da década de 70 e o início da década de 80, provavelmente teria conquistado mais algumas medalhas. Aos 37 (!) anos alcançou a medalha de ouro na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), aos 38 (!) anos bateu o recorde do mundo da maratona, em Roterdão (1985) e foi Campeão do Mundo de Corta-Mato.
Absolutamente espantoso!
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Sporting - 3 / Benfica - 1 (1979/80)
Miguel Salazar disse...
As caricaturas e os cartoons de Francisco Zambujal eram realmente fabulosos.
A sua morte foi uma enorme perda para todos nós que tanto apreciávamos o seu talento.
Foram cartoons como este que me fizeram apaixonar pela arte da caricatura... http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt/
Sporting: equipa de Andebol 94/95
Imagem cedida por Hugo Malcato
Em cima: Kraljic, José Luzia, João Duarte, Armando Pires, Kalarash e Ricardo Andorinho;
Alfredo disse...
Para a foto ficar correcta.
Em cima - Vojislav Kraljic, José Luzia, João Duarte, Armando Pires, Vladislaw Kalarash, e Ricardo Andorinho
Em baixo: Paulo Vieira, Miguel Ângelo Oliveira, Luis Eiras, Marco Jacinto(Jun), Hugo Figueiredo (Jun), João Pinheiro (Jun) e Luis Gama
Esta é a equipa que participou num Torneio.
ALFREDO PINHEIRO
Leandro

Leandro Machado, nasceu em Santo Amaro da Imperatriz, a 22 de Março de 1976, Brasil, é um ex-futebolista do Sporting, jogava a avançado. Antes de chegar ao Sporting Leandro fez carreira no Internacional do Brasil, onde se sagrou campeão gaúcho por duas vezes, devido aos seus vários golos nessas épocas, alertou a cobiça por parte de clubes europeus. Transferiu-se em 1995 para o Valência de Espanha onde não se conseguiu impor. Na época 97/98 Leandro partiu para o Sporting. José Roquette como presidente e Octávio Machado como treinador principal tinham garantido pela primeira vez a Liga dos Campeões e Sporting despendeu uns milhões para formar uma equipa capaz de competir ao mais alto nível nessa prova, o que viria a ser um fracasso. Em Alvalade, Leandro fez uma primeira época muito razoável, marcando alguns golos importantes, contudo, veio-se a rotular de jogador problemático e o Sporting emprestou-o, até que saiu definitivamente do clube onde deixou algumas credenciais do ponto de vista técnico.
Em 1999 jogou no Flamengo e tinha como parceiro de ataque nada mais nada menos que Romário, porém, mais uma vez não teve uma boa passagem pelo Flamengo. No ano de 2008 e após graves lesões nos joelhos, resolveu encerrar sua carreira como jogador, aos 32 anos de idade.
Exacto, contra o Estrela...aqui está o que escrevi do Leandro no meu blog:"Leandro Machado foi um ponta de lança que esteve no Sporting durante uma época e meia, marcando uma quantidade apreciável de golos, tendo em conta o rendimento ofensivo da altura em que vestiu o manto verde e branco. Alternava grandes golos (recordo-me de um pontapé de bicicleta espectacular, em Alvalade, salvo erro frente ao Estrela da Amadora) e exibições com saídas à noite e alguns processos derivados disso mesmo. Depois de ter sido emprestado a meio da época 1998/99, por divergências com a equipa técnica leonina, foi vendido no final da época. Ainda voltou a Portugal, sem sucesso e retirou-se há pouco tempo devido a uma epidemia de lesões de que foi vítima.""foi 3 jornadas depois que, salvo erro, vi Leandro a apontar um dos melhores golos que já vi. Na vitória por 3-0 frente ao Estrela da Amadora em Alvalade, aos 83m Leandro arranca um espectacular pontapé de bicicleta para fazer o ultimo golo da noite, levando um amarelo por causa dos festejos."Custou 1 milhão de contos, penso eu...
Imagem cedida por João Caetano: http://supersporting.pt.vu/
domingo, 21 de junho de 2009
Victor Damas
Paulinho
Grande Paulinho! Somos da mesma idade e tenho o prazer de o conhecer desde os 14 anos. Quando o conheci, mal falava e as poucas coisas que dizia era com alguma dificuldade.Felizmente que o Sporting lhe deu a mão. De há muitos anos para cá o Paulo é um elemento essencial na estrutura futebolistica do clube, não só pelo carisma, disponibilidade, humildade mas essencialmente pela dedicação.Vibra com as vitórias e sofre com as derrotas como muito poucos.Para mim o Paulo é a pessoa que mais admiro no Sporting. Está antes do presidente, treinador e qualquer jogador. Acima do Paulinho só mesmo o simbolo do leão.
sábado, 20 de junho de 2009
Sporting 1984-85
Em cima (da esquerda para a direita): Zezinho, Jordão, Venâncio, Oceano, Oliveira e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Mário Jorge, Sousa, Manuel Fernandes, Jaime Pacheco e Carlos Xavier.
Sistema táctico (4x4x2): Damas; Carlos Xavier, Venâncio, Zezinho e Mário Jorge; Oceano, Jaime Pacheco, Oliveira e Sousa; Manuel Fernandes e Jordão.
Que equipa fabulosa! O que é certo é que, no final da época, o Sporting ficou classificado em 2º lugar no campeonato a 8 pontos do campeão, o F.C. Porto de Futre e companhia.
Mário disse...
Que equipa!Com a particulariedade de serem 11 portugueses! Não me lembro de antes ou depois isso ter acontecido! O que talvez explique o meu fascínio por essa foto. Esta equipa podia representar a selecção nacional, pois todos eles foram internacionais (com excepção do Zézinho, acho)Não sou contra a utilização de estrangeiros (basta olhar para o nosso craque Liedson), mas acho que a regra antiga de 2 estrangeiros, no máximo 3, nunca deveria ter sido alterada. Se bem que não nos podemos queixar de jogar com excesso de estrangeiros, presentemente, antes pelo contrário. Jogar à Futebol Clube América do Sul ou Sport Lisboa e Nações Unidas, não é para mim!P.S: Na época, esta fotografia foi publicada num jornal, e como era de um tamanho grande e a cores (o que não era muito usual), recortei e colei-a num cartão e pendurei-a na parede como póster! XD
Portalsporting disse...
O Futre saíu de Alvalade por rescisão de contrato, não sei por quantos anos ainda tinha de contrato, fez uma traição ao SCPEsta equipa era fantástica, foi o ano do ingresso do Oceano no Sporting, Pacheco e Sousa foram trunfos eleitorais do João Rocha e de um célebre jogo com o Braga em Alvalade, 6-2, em que no final do jogo Toshack disse,"o Manel, o Jordão e o Oliveira, não se falam, agora o que eles fariam se, se dessem bem"
Sporting: plantel da época 96/97

Esta equipa precisa de ajuda, com a colaboração de todos ficará feita a constituição. Da esquerda para a direita.
Em cima: Tiago, Paulo Alves, Ouattara, Pedro Barbosa, Hadjy, Missé Missé, Vidigal, Dani, Pedrosa, Balajic, Sá Pinto, Andrade, Beto e De Wilde.
No Centro: Paulinho,??, ??, Vitor Damas, Octávio Machado, Robert Waseige, Prof. Rui Oliveira, Fernando Ferreira (médico), Hilário, ??, ??.
Em Baixo: Costinha, Torrão, Peixe, Luis Miguel, Afonso Martins, Porfírio, Pedro Martins, Oceano, Iordanov, Marco Aurélio, Vujacic, Vidigal (irmão do Luis), Domingues, Artur Jorge Vicente, Luis Vasco.






























